Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Oceanos – ações que promovem o uso sustentável

oceano-sustentável-vida-plástico-produto-uso

O oceano é uma fonte de vida. Ele adiciona US $ 2,5 trilhões a cada ano à economia global, alimenta 3 bilhões de pessoas, contém mais da metade das espécies do mundo e produz metade do oxigênio do planeta.

No entanto, a saúde e a vitalidade econômica do oceano estão ameaçadas. Atividades como pesca excessiva, degradação do habitat, poluição e aumento das temperaturas estão causando uma rápida perda de biodiversidade. A pesca e o turismo, bem como o bem-estar das comunidades costeiras, estão em risco.

O oceano poderia produzir de forma sustentável seis vezes mais alimentos do que hoje. Soluções baseadas no oceano podem fornecer 21% das reduções de emissões necessárias até 2050. Uma economia oceânica sustentável pode fornecer 40 vezes mais energia renovável até 2050. Uma economia oceânica sustentável pode criar 12 milhões de novos empregos até 2030.

A seguir, confira algumas ações que promovem o uso sustentável dos oceanos e, de certa forma, preservam esses tantos e tamanhos benefícios que eles trazem para todos os seres humanos.

Use menos produtos

Os plásticos podem prejudicar a vida marinha pelo consumo, emaranhamento e destruição do habitat.

Coma de forma sustentável

Proteja a diversidade da vida marinha sabendo de onde vêm seus frutos do mar.

Use produtos ecológicos

Ao lavar pratos, roupas ou usar itens de higiene pessoal, lembre-se de onde todos os produtos vão parar depois de irem para o ralo.

Conserve água

Use menos água para que o excesso de escoamento e as águas residuais não fluam para o oceano.

Reduza poluentes

Escolha produtos químicos não tóxicos e descarte herbicidas, pesticidas e produtos de limpeza de maneira adequada.

Recuse canudos de plástico

E por que, você pode perguntar, devemos recusar canudos de plástico?

Em primeiro lugar são feitos em 10 minutos, usados em 20 minutos e permanecem na terra para sempre, pois não são biodegradáveis. Em segundo lugar, você sabia que cerca de 90% dos animais marinhos já comeram plástico? Canudos plásticos também requerem uma grande quantidade de recursos não renováveis.

Além disso, é preciso muita energia para fazer um pedaço de plástico tão pequeno. Os restaurantes jogam fora 45.000 canudos plásticos por ano – e muitos deles acabam nos oceanos.

E sabe o pior de tudo isso? Que algumas estatísticas mostram que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos em 2050.

Reduza o desperdício

Reduza o que você joga fora. Beba água da torneira em uma garrafa reutilizável.

Seja um velejador ecológico de um programa de apoio à conservação dos oceanos. Use uma lata de lixo com tampa.

Escreva aos políticos da sua cidade solicitando políticas que tratem do lixo oceânico. Contribua com a limpeza costeira internacional.

Use um cinzeiro para que as pontas de cigarro não alcancem os cursos d’água e o oceano. Compre menos para reduzir a quantidade de itens manufaturados que se transformam em lixo no oceano.

Vá além para classificar e separar os itens que podem ser reciclados. Use uma caneca de café, suprimentos para piquenique e sacolas de compras reutilizáveis.

Envie e-mails para empresas solicitando que reduzam as embalagens e criem novos materiais ecológicos.

Saiba mais sobre as mudanças globais do clima e seus impactos

Gostou deste artigo? Compartilhe!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!