Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Orquestra de Papel

orquestra-papel-crianca-atividade-musica-som

A musicalização para crianças é uma atividade que requer adequação à idade dos pequenos, para que eles construam uma base de conhecimento sobre o assunto. E de maneira muito divertida, atividades como a orquestra de papel são ótimas oportunidades para isso.

Quando está em musicalização infantil o pequeno está construindo uma base para saber mais sobre música no futuro. Bem como desenvolve outras capacidades importantes, como a coordenação motora ligada a essas brincadeiras, pois são atividades ricas.

Conheça essa atividade de musicalização para crianças

A musicalização infantil é um processo pelo qual as crianças passam e experimentam o primeiro contato com a música. De forma parecida com os primeiros anos escolares, elas aprendem aos poucos os aspectos que ajudam a forma o que conhecemos por música.

Com isso, é importante respeitar a fase em que os pequenos estão, trazendo alternativas de atividades que sejam lúdicas, mais divertidas. Assim como é o caso da orquestra de papel, uma atividade que parece ser apenas uma brincadeira, mas colabora para um rico aprendizado.

Faça a orquestra de papel

A orquestra de papel funciona com simples folhas de A4, as quais podem ser coloridas para tornar a atividade ainda mais dinâmica. Cada crianças recebe uma folha e o comando para produzir algum tipo de som com ela, sendo a diversidade de comandos de acordo com a idade das crianças.

Pois bem, os movimentos podem ser diversos, como deitar a folha sobre a palma da mão e bater por cima com a outra mão. Também bater com a ponta de um dedo, dando som de estalo. Pode ser um tapa na folha, enfim, a criatividade é bem-vinda nesse momento.

Por fim, para que a orquestra tome forma, uma música de fundo pode ajudar. Portanto, o professor no comando direciona para cada aluno fazer um tipo de som no tempo certo da música, para acompanhamento. Outra opção é que as crianças façam juntas o mesmo som e depois ele seja alternado conforme a música se desenvolve.

Os objetivos por trás da orquestra de papel

Além de muita diversão, o objetivo da orquestra de papel é ajudar as crianças a conhecerem fontes diversas de sons, bem como tipos diferentes. Há uma ampliação da capacidade auditiva, porque os pequenos passam a identificar mais detalhes sobre os sons.

Explorar o som dos objetos é uma atividade que observamos surgir naturalmente em bebês, as crianças, portanto, possuem essa capacidade. Quando o grupo de crianças é direcionado para esse tipo de atividade, os resultados são maravilhosos, porque elas experimentam de maneira completa essa vivência.

Essa é a orquestra de papel, uma atividade para musicalização de crianças que traz resultados completos. Não apuramos apenas as capacidades auditivas, estimulamos a coordenação motora e colaboramos para socialização do grupo.

A música tem efeito extraordinário para o ser humano e isso já começa desde o início. Portanto, a orquestra de papel é apenas uma das diversas atividades interessantes para esse trabalho. Sem contar os benefícios para a vida dessa criança, que ficam além da sala de aula.

Se gostou leia mais conteúdos como este e aproveite para saber mais sobre o nosso projeto!

Patrimônio cultural material e imaterial: entenda as diferenças


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!