Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

História da orquestra

orquestra-conhecemos-conceito-música-instrumento

A história da música se confunde com a história do mundo, porém, no início, o destaque era para as vozes. Na verdade, pouca coisa, além de profissionais que cantavam eram relevantes para o que se conceituava como música.

Os instrumentos musicais eram mero suporte para o trabalho de profissionais do canto.

O que hoje conhecemos como orquestra sinfônica é resultado de uma evolução que ocorreu em muitos sentidos. Mas a história da orquestra é cheia de nuances que poucas pessoas conhecem.

O que é uma orquestra?

Por orquestra, compreende-se um conjunto musical, surgido no Ocidente, que possui em sua formação instrumentos de corda, percussão e sopro.

O objetivo de uma orquestra é que ocorra a fusão dos timbres com os aparatos acústicos.

Assim, a orquestra é quem rege, por exemplo, sinfonias, e também quem acompanha os corais e as orquestra, dentre tantas outras expertises. Hoje, tal conceito não se limita somente ao Ocidente, tendo ultrapassado as barreiras geográficas ao redor do mundo.

O termo remete ao local semicircular localizado em frente aos estádios da Grécia. Tais espaços se encontram entre o público e o cenário e é lá que ocorriam as apresentações. Tudo iniciou com pequenos grupos, mas foi se desenvolvendo.

Estes grupos apresentavam-se para deleite da nobreza da época, no caso, na Idade Média.

Este conceito de orquestra é muito diferente do que conhecemos atualmente e remete ao período citado, da Idade Média.

A origem da orquestra

A palavra orquestra é oriunda da Grécia antiga. Porém, o conceito de orquestra que conhecemos hoje, como a filarmônica ou sinfônica, começou a se transformar na forma conhecida hoje, durante o Renascimento italiano. Ou seja, podemos afirmar que esta modalidade nasceu em berço europeu.

Nos primórdios, era uma convenção social que os instrumentos deveriam ser executados sempre de forma homogênea. O que compreende que estes deveriam ser da mesma família.

Porém, no século XVIII ocorreu uma mudança estrutural na música e, assim, timbres diferenciados passaram a ser executados para apreciação do público.

Além disso, o propósito da música, em si, mudou, uma vez que esta era utilizada, essencialmente, para fins religiosos. O conceito de música como entretenimento trouxe novas roupagens para sua história.

A música que não tinha fim religioso, era classificada como pagã, o que tornava a música como entretenimento algo periférico e até mesmo proibido.

A primeira fase deste conceito dr orquestra que conhecemos, denomina-se orquestra barroca e iniciou na metade VXI. Tal fase foi diretamente influenciada pelos italianos.

No final do século XVIII, começou a ser desenvolvida a orquestra conhecida como clássica. Portanto, desde este período existe a concepção que temos das orquestras, que teve poucas transformações substanciais desde este período.

Orquestras com até 40 instrumentistas são denominadas orquestras de câmara; já as que têm mais de 50 instrumentistas são designadas como sinfônica ou filarmônica.

Conheça os nossos serviços

Acesse o nosso endereço eletrônico e encontre muitas informações acerca de orquestras e outras curiosidades.

Entre em contato com os nossos colaboradores para tirar outras dúvidas pertinentes.

Afinal: o que é cultura?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!