Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como uma orquestra sinfônica é organizada?

orquestras-sinfônica- músicos-estrutura

Entre os tipos de orquestras existentes você encontra a orquestra sinfônica. E assim como as outras, ela possui uma forma de organização que é característica, mas será que você sabe como uma orquestra sinfônica é organizada?

Hoje você vai conhecer como funciona a organização de uma orquestra sinfônica e vai entender as diferenças dela para as outras. Acompanhe e boa leitura!

O que é uma orquestra sinfônica?

A orquestra sinfônica é um conjunto de instrumentos e músicos e é dos tipos de orquestras. Além disso, costuma realizar apresentações de músicas clássicas, principalmente em teatros.

Além da sinfônica, também existe:

• Orquestra filarmônica;
• Orquestra de câmara;
• Orquestra de música antiga;

A sinfônica e a filarmônica são consideradas completas, pois possuem entre 80 e 100 componentes. Já a de câmara, por exemplo, tem o limite de 20 músicos.

Como você viu acima, a orquestra sinfônica e a filarmônica não possuem diferenças de tamanho, porém o que mais define quando é uma e quando é outra é a forma como elas são mantidas. A primeira é mantida por órgãos governamentais, enquanto a segunda se mantém por instituições privadas que não têm fins lucrativos.

Entenda como uma orquestra sinfônica é organizada

Agora que você já sabe o que é uma orquestra sinfônica e que existem outros tipos, é preciso entender como é a organização.

A orquestra é organizada por grupos de instrumentos, sendo que existe o grupo de cordas, madeiras, metais e percussão.

No grupo de cordas estão os violinos, violoncelos, violas, harpas e contrabaixos. Na parte das madeiras estão os oboés, flautas, fagotes e clarinetes. Já no grupo dos metais você encontra trompetes, trompas, tubas e trombones. Por fim, no grupo da percussão estão pandeiro, tímpano, marimba e xilofone.

Os instrumentos acima podem variar e a orquestra pode ser formado por outros instrumentos. Ademais, no palco a organização também segue uma ordem. No fundo e ao meio fica o grupo de percussão. A frente deles os instrumentos de sopro e bem na frente, ainda ao meio, ficam as violas.

Na esquerda, do fundo para a frente, fica a harpa, logo em seguida os violinos. Na direita os contrabaixos e logo na frente deles os violoncelos.

Toda essa organização tem uma razão, pois assim se consegue ouvir tudo de uma forma positiva acusticamente, sem que um atrapalhe o outro.

Ademais, o maestro é o responsável por conduzir a orquestra e fica sempre de frente para os músicos e de costas para a plateia.

Considerações finais

Dessa forma, essa é a organização de uma orquestra sinfônica, com diversos instrumentos e posições pensadas estrategicamente. Além disso, o maestro é quem define as mudanças de andamento, decide todas as dinâmicas e é o responsável pela interpretação do grupo todo.

Assim, por isso também que a organização de posição é toda voltada a ele, para que todos os músicos consigam visualizar o maestro sem problemas para seguir as orientações ao longo da apresentação.

Portanto, se você for assistir a uma orquestra sinfônica, essa é a organização que vai encontrar.

Qual a lógica da posição dos músicos em uma orquestra?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!