Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Os pilares da música brasileira

samba-gêneros-musical-brasileira

No Brasil, a música é considerada uma das manifestações mais importantes de arte e cultura. Por meio dela, sentimentos são expressados, críticas são feitas, realidades são representadas e até mesmo denúncias são registradas. Nesse contexto, podemos dizer que a música brasileira reflete com estilo e domínio a diversidade cultural do país. Afinal, inúmeros estilos e gêneros compõem esse cenário.

Para que entenda quais são os principais pilares da música brasileira, elaboramos este conteúdo. Aqui, destacamos alguns dos gêneros musicais mais importantes nesse sentido. Veja!

Samba

Sem dúvida, o samba, gênero musical que descende da África, se tornou um dos pilares mais importantes da música brasileira.

Nesse sentido, cabe destacar que, hoje, existem muitas variações de samba, o que revela a capacidade desse gênero de se reinventar. Alguns exemplos que podemos apontar são samba reggae, samba rock, samba enredo e samba de breque.
O gênero musical Samba é um dos mais antigos do Brasil, uma vez que surgiu por volta de 1860. Surgiu primeiro na Bahia e depois seguiu para o Rio de Janeiro, cidade em que esse gênero foi acolhido e reconhecido, basta lembrar do samba enredo, subgênero que está sempre presente nas festas carnavalescas da região.

Choro

O Choro, comumente conhecido como chorinho, é um gênero musical brasileiro que existe há mais de 100 anos. Além disso, é considerado a primeira música popular urbana brasileira.

Esse gênero musical foi formado a partir da mistura de elementos da cultura europeia e africana. Na época em que surgiu, o Choro era considerado um tipo de manifestação cultural utilizada pelos brasileiros para reproduzir músicas estrangeiras, como valsa, xote e lundu. No entanto, com o passar do tempo, passou a se consolidar na cultura musical do país.

Alguns dos principais nomes ligados a esse gênero são: Chiquinha Gonzaga, Altamiro Carrilho e Jacob do Bandolim.

Bossa Nova

O gênero musical Bossa Nova decorre do Samba. Daí, você pode visualizar a influência deste gênero na criação de outros, e é por isso que ele é considerado uma das principais bases da música brasileira.

Nesse contexto, é importante mencionar que o gênero musical Bossa Nova é visto como um estilo original do samba brasileiro, nascido por volta da década de 1950.

Assim que surgiu, a Bossa Nova foi encarada como uma maneira diferente de cantar o Samba. No entanto, por incorporar elementos de outros gêneros musicais, como o Jazz, a Bossa Nova ganhou contornos que a tornou um importante estilo musical brasileiro.

Ao contrário do que muitos imaginam, o gênero musical Bossa Nova nasceu não teve sua origem em comunidades, mas em bairros considerados de classe média. Alguns nomes importantes que ganharam fama a partir desse gênero foram: Tom Jobim e João Gilberto.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso blog para ter acesso a outros. Por isso, não deixe de aproveitar esta excelente oportunidade, em?

Juntos podemos promover a cultura musical e fazer com que ela mude vidas. Por isso, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Combinado?

PATRIMÔNIO CULTURAL E MÚSICA


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!