Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que é um ouvido absoluto?

ouvido-absoluto-pessoa-nota

As habilidades musicais existentes são variadas e uma das questões importantes para obter um bom desempenho é ter um ouvido aguçado. Mas, existe também a possibilidade de ter um ouvido absoluto. Você já ouvir falar nisso e sabe o que significa?

Descubra o que é um ouvido absoluto e entenda se isso é algo que nasce junto com a pessoa ou se pode ser desenvolvido ao longo da vida.

Boa leitura!

O que é ouvido absoluto?

O ouvido absoluto é algo que não é comum, pois acontece quando uma pessoa tem a capacidade de identificar sons musicais com precisão, podendo definir qual nota está sendo tocada.

Quem tem ouvido absoluto consegue, por exemplo, identificar e nomear as notas musicais Mi, Fá e Sol sem dificuldades.

Essa capacidade existe quando a pessoa consegue ter uma memorização precisa do da frequência que o som emite, o que possibilita que qualquer nota já ouvida seja identificada.

Além disso, quem tem essa habilidade pode também conseguir reproduzir o som das notas com perfeição. Mas isso não é uma regra, pois existem os ouvidos absolutos com variações.

Inclusive, quando se fala nesse assunto a primeira coisa que vem à cabeça é a identificação perfeita e precisa dos sons. E, em grande parte dos casos, é assim que acontece.

No entanto, existem pessoas com ouvido absoluto que não é tão preciso assim e que pode sofrer variações, não deixando de ser classificado pelo conceito dado no começo do artigo.

Tudo isso acontece por causa da memória sonora, mas sem sempre é feita da mesma forma para todas as pessoas.

Dependendo da pessoa que possui ouvido absoluto ela consegue identificar sons produzidos a partir de diferentes fontes, como de um piado ou de uma guitarra. Porém, outras pessoas conseguem fazer a identificar quando o som é originado em uma fonte única, como apenas por meio do piano ou da guitarra.

Veja se é possível aprender

A habilidade de ter o ouvido absoluto pode ser adquirida ao longo da vida através de treinamento musical de repetição de notas e sons com instrumentos.

Claro que algumas pessoas podem ter maior facilidade durante esse processo do que outras, o que é comum em todos os aprendizados. Além disso, algumas técnicas podem ser mais adequadas, como o uso do piano para formar o padrão de referência das notas.

Ademais, pode acontecer de alguém conseguir obter ouvido absoluto quanto a algumas notas e não para todas.

Considerações finais

Dessa forma, dominar essa prática de identificação e reprodução de sons não é algo crucial para que você seja um bom musicista, mas pode ser algo a mais para você ter e tirar o máximo proveito.

Isso porque, quem consegue dominar essa prática, normalmente tem mais facilidade em manter afinação em canto e a tocar instrumentos com uma qualidade mais refinada.

Assim, se você deseja ter ouvido absoluto e ainda não tem, pode iniciar seus treinamentos e manter uma rotina de identificação de frequência de sons para ir em busca da concretização do seu desejo.

Você sabe o que é afinação?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!