Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça a história do Parabéns Pra Você

parabéns-brasileira-cultura

Toda música que atravessa gerações carrega uma história. Com o nosso clássico “Parabéns pra Você”, não é diferente. Presente em tantos momentos especiais com amigos e familiares, a canção já está tão mesclada a nossa cultura, há tantos anos, que dificilmente paramos para pensar em sua origem. Vamos desbravar esse caminho juntos?

Parabéns pra Você ou Happy Birthday to You?

Este ano, a canção “Parabéns pra Você” completou 80 anos no Brasil. Isso porque, em 1942, foi selecionada a letra para a melodia de “Happy Birthday to You”, título americano para a música, por meio de um concurso no rádio.

Apesar do que parece, “Parabéns pra Você” não veio dessa versão americana, mas se originou, sim, nos Estados Unidos muitos anos antes.

As responsáveis pela melodia mais conhecida do planeta são as irmãs Mildred Jean Hill e Patty Smith Hill. Nascidas no século XIX, em Louisville, Kentucky, Mildred e Patty davam aulas para crianças, mas também eram ligadas à música desde novas graças ao pai.

Ao longo da vida, tornaram-se compositoras e resolveram unir a música ao ambiente escolar. Com a intenção de tornar o dia mais agradável para as crianças, criaram a música “Good Morning to All” (“Bom Dia para Todos”, em tradução livre).

Mildred, a mais velha, compôs a melodia e Patty contribuiu com a letra. E, em 1893, a música foi publicada em uma coletânea de partituras com mais de 20 edições (“Song Stories for the Kindergarten” – “Histórias Cantadas para o Jardim de Infância”) e oficializada como uma forma de recepcionar as crianças nas escolas.

Ainda nos EUA, “Happy Birthday to You” surgiu impressa em 1912. Ao longo dos anos seguintes, a canção recebeu diversas traduções e diferentes letras, ficando cada vez mais popular mundialmente!

A história por trás da melodia

Mildred Hill, além de professora e compositora, era pianista e pioneira no estudo da música dentro do contexto étnico em que é produzida, a etnomusicologia. Tinha vasto conhecimento sobre a música popular de sua época e um amplo trabalho acadêmico.

Em 1892, ela elabora um artigo analisando a tradição musical afro-americana onde ressalta elementos que dariam origem ao blues. “Parabéns pra Você” tem em sua base a estrutura dos chamados “spirituals”, que são os lamentos característicos dos cantos dos negros na época da escravidão.

Essa forma de cantar envolve seis notas e palavras que se repetem com alterações apenas no tom, variando entre mais baixos e mais altos. Interessante, não é?

Conheça partituras brasileiras do século XIX!

A Sociedade Artística Brasileira (SABRA) é uma associação sem fins lucrativos que busca apenas a inclusão social e a preservação do patrimônio cultural nacional. Todo o nosso trabalho visa facilitar o acesso à cultura brasileira e o nosso acervo de partituras é uma forma de contribuir para o enriquecimento cultural da sociedade.

De forma rápida, pelo nosso site, você pode encontrar relíquias musicais registradas em partituras dos séculos XVIII e XIX. Músicas da mesma época de “Good Morning to All” e que também estão cheias de histórias para contar!

Conheça os nossos projetos e participe de corais ou orquestras, se aprofunde no estudo da música e contribua para a preservação de todo o legado cultural brasileiro!

Como era a música popular no Brasil do século XIX?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!