Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Partitura musical

partitura-musical

Entenda como são feitas as partituras de uma música

Antes de tudo, sabemos que as partituras se fazem presente na humanidade desde o surgimento da música há milhares de anos. Com o tempo, ela foi ganhando forma e sendo totalmente demandada em orquestras, cantos e demais eventos musicais.

Quer saber como são feitas as partituras de uma música? Então, leia o post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

O que é uma partitura?

Antes de entendermos como são feitas as partituras, precisamos buscar o conceito. Sendo assim, podemos definir que a partitura nada mais é do que uma representação escrita de uma determinada música. Assim como qualquer outro sistema de escrita, ela também vem acompanhada de símbolos (notas musicais) que definem cada som da música.

Além disso, ela também atua em diferentes estilos e instrumentos musicais, como por exemplo: piano, violão, contrabaixo, violino, guitarra e até mesmo a bateria. É interessante mencionar que uma partitura não só apresenta um sistema de escrita musical para ilustrar as notas e suas durações (parte melódica), mas também garante a representação da parte harmônica.

Sendo assim, podemos definir que esse é o sistema mais completo para representar músicas, além de ser um dos modelos mais antigos.

As figuras de notas e suas partes

Você já deve ter ouvido falar das notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, certo? Elas são chamadas de notas musicais e serão o padrão que você verá em todas as partituras. Além disso, existem as figuras musicais, que irão “representar” essas notas na partitura e vão indicar a duração de cada uma delas.

Existem diversas figuras com formatos e tamanhos diferentes, e a distinção de cada uma delas é o que vai definir a duração das notas de acordo com o tempo da música.

Como partituras são feitas?

Para que as partituras possam ser criadas, é preciso avaliar algumas questões importantes da música, como harmonia, melodia e ritmo. Após ter total ciência desses três elementos, a partitura já pode começar a ser “desenhada”.

Em geral, elas são compostas por um pentagrama, mais popularmente conhecido como pauta, oferecendo quatro espaços e cinco linhas. Bem no início da partitura, percebemos as claves, que servem unicamente para dar uma “altura” sobre as notas.

Em outras palavras, se temos uma clave num determinado ponto, isso significa que aquela linha será a nota que a clave representa. A partir de então, podemos obter as notas dos outros espaços e linhas.

Em geral, a clave mais utilizada nos dias de hoje é a Clave de Sol, que é escrita na segunda linha e representa a nota de sol. Sendo assim, ela é bastante utilizada para instrumentos como guitarra, violão e, além de tudo, para cada uma das mãos que são utilizadas no piano, por exemplo.

Para outros instrumentos, existe a Clave de Fá, geralmente desenhada na quarta linha e é comumente usada para outros instrumentos interessantes, como é o caso do baixo elétrico.

As notas são escritas nos espaços e linhas da pauta, usando o que geralmente é chamado de figuras de tempo e figuras de pausa.

LER PARTITURA

Conclusão

Como podemos perceber, a partitura está presente na humanidade há milhares de anos. Interpretar uma partitura requer treino e um pouco de estudo, já que após dominar toda a linguagem da partitura, você entenderá a música descrita ali, tendo total capacidade para tocar ou cantá-la.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nossas demais publicações do blog!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!