Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda o que é patrimônio cultural

patrimônio-cultural

Entender o que é o patrimônio cultural é de extrema importância para a cultura de um povo e comunidade, para isso é necessário compreender a origem da palavra e a evolução do termo.

Origem da palavra

A palavra patrimônio vem do latim onde pater significa pai, sendo assim, na sua origem patrimônio nada mais é do que aquilo que foi deixado pelo pai como herança.

Isso se refere a bens ou riquezas deixadas pela família ou qualquer outro órgão que seja.

Como surgiu o conceito de patrimônio cultural?

No Brasil o Decreto de 1937 estabeleceu que patrimônio seria:

“o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, que por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”

Em 1988 a Constituição Federal criou o Artigo 216 da Constituição, que considera como patrimônio cultural todos os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Patrimônio cultural então é tudo aquilo que tem relação com a cultura de um país e possui importância histórica para um povo.

Entende-se como patrimônio cultural coisas como, arquitetura histórica, festas e comemorações que caracterizam a cultura de um povo, música, arte, culinária, danças típicas, literatura e tudo mais que tenha relevância e representatividade para aquela cultura.

Tipos de patrimônio cultural

Em tese existem dois tipos de patrimônio cultural, que são o patrimônio material e o patrimônio imaterial.

O patrimônio material se caracteriza por bens tangíveis de um povo ou comunidade, podendo estar presentes em museus, monumentos arquitetônicos e igrejas.

Um exemplo de patrimônio material e que também é considerado um museu a céu aberto, é o Centro Histórico de Ouro Preto, localizado na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

Já o patrimônio imaterial se caracteriza por bens intangíveis, tudo aquilo que faz parte da cultura mas não é possível de ser exposto em um museu, por exemplo.

O patrimônio imaterial pode ser identificado como música, festa popular, dança típica, costumes e expressões de cada povo.

Bons exemplos para se entender o que é o patrimônio imaterial, são:

Capoeira – expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Frevo – dança brasileira com origem no estado de Pernambuco, com ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval.

O patrimônio cultural de um povo também pode ser escolhido por políticas públicas e tem participação do Estado.

Por meio de leis e políticas específicas, uma região é capaz de escolher e eleger como patrimônio cultural, tudo aquilo que é de importância para a cultura de um povo e que representa a sua originalidade como comunidade.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é quem cuida da gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e também dos Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Patrimônio Cultural – Campos dos Goytacazes e SABRA


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!