Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Patrimônio cultural – Preservação

patrimônio-cultural

Patrimônio cultural: quais os principais tipos e como preservá-los?

É muito comum ouvirmos falar do termo patrimônio cultural. Este conceito compreende uma série de construções populares, obras de arte, cultos, tradições, entre outros aspectos que sejam de importância histórica ou cultural para uma região específica ou país.

A ideia é valorizar qualquer aspecto, independente da natureza, que possui algum tipo de valor histórico único para a cultura de determinado povo ou localidade. Se tornar um patrimônio cultural garante uma série de proteções para a sua manutenção e preservação.

O objetivo principal é assegurar que este marco histórico seja preservado, para que sirva como um objeto de transmissão de história, tradição e conhecimento para que as gerações futuras aprendam com o passado e possam preservar sua identidade cultural.

Existem diferentes tipos de patrimônios culturais que podem ser adotados, o que ajuda a entender melhor a natureza da adoção desta proteção a certos patrimônios que são importantes para a herança histórica e cultural de um povo ou região.

Continue a leitura e conheça os principais tipos.

Patrimônios Materiais

O patrimônio cultural material são aqueles bens que físicos que representam algum tipo de importância histórica para determinado povo ou região. Pode-se inserir aqui obras de arquitetura, artes como pinturas e esculturas, descobertas arqueológicas, entre outros que possuam valor histórico.

Patrimônios Imateriais

Ao contrário do patrimônio material, o imaterial corresponde todos os bens que não são palpáveis. Como expressões e padrões de comportamento que representam a história de um povo ou região. Desde expressões cultuais, culinárias, científicas, entre outros.

Patrimônios Vivos

São pessoas notáveis, ou grupos de pessoas, que colaboram para a preservação e manutenção da cultura e história de determinada região ou povo.

Patrimônios Naturais

Esta categoria de patrimônio cultural corresponde todos aqueles bens naturais que apresentam alguma importância histórica. Aqui entram rios, lagos, florestas, praias, montanhas, mangues, entre outros aspectos naturais.

Como preservar os patrimônios culturais?

O principal aspecto que está em torno dos patrimônios culturais é a sua preservação. Para isto, é necessário entender a importância da educação para sensibilizar e conscientizar as pessoas de que tais bens são de suma importância para a manutenção da história e cultura de determinado povo ou região.

Também é importante entender que adotar políticas públicas eficientes para a proteção dos patrimônios culturais também é um passo definitivo para a sua preservação. É importante adotar normas e leis que tornem a existência destes patrimônios mais segura e efetiva para a comunidade.

A comunidade também possui papel importante para a manutenção dos patrimônios cultuais. Ela deve ser envolvida na manutenção deles, tantos os materiais quanto imateriais, facilitando a perpetuação de suas ideias junto às novas gerações. Também é importante fazer com que a população pratique os aspectos culturais que são protegidos como patrimônio.

É importante salientar que a Constituição Federal Brasileira garante que o poder público deve ter foco para a proteção dos patrimônios culturais de nosso país, a partir de registros, inventários, vigilância, tombamento e manutenções. Além disso, é importante que as gestões públicas adotem projetos que incluam as comunidades nestas ações. Neste aspecto se inclui, também, a educação voltada à preservação patrimonial.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!