Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Patrimônio Cultural – Campos dos Goytacazes e SABRA

campos-dos-goytacazes-patrimônio-histórico

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural e, por feliz coincidência, foi publicado no Diário Oficial do município o extrato do Termo de Cooperação assinado entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes e a Sociedade Artística Brasileira – SABRA, para recuperação do Patrimônio Cultural e Histórico campista.

A proposta inicial surgiu da necessidade de busca de recursos para a estruturação do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. Por esta razão, a SABRA foi convidada a participar da elaboração de um projeto de captação de recursos uma vez que vem realizando vasto trabalho na área e possui grande experiência na proponência e gestão administrativa, técnica e financeira de ações culturais. Nesse sentido, há meses, a SABRA vem trabalhando em conjunto com a equipe do Arquivo, em constante diálogo com os técnicos, para a definição e detalhamento do projeto. Assim, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoamento Institucional como a aquisição de equipamentos, mobiliário e materiais, treinamento e contratação de pessoal local, adequação física do imóvel nos aspectos de acessibilidade, climatização, prevenção de incêndio, elétrico, hidráulico, revisão completa do telhado, digitalização e restauração de acervo e, finalmente, a restauração da Capela.

O Termo de Parceria

Durante o processo de elaboração deste projeto o prefeito Wladimir Garotinho manifestou interesse na parceria entre o Município e a SABRA para a busca de recursos que viabilizem a restauração de importantes patrimônios campistas, muitos deles tombados por órgãos do Patrimônio Histórico no âmbito federal, estadual e municipal. O Termo de Cooperação, que formaliza a parceria, tem como objetivos a captação de recursos e a elaboração, proponência, gestão e prestação de contas dos projetos pela SABRA, sem custo algum para o Município.

O maestro Márcio Miranda Pontes, presidente da SABRA, destaca que a seleção desses edifícios e patrimônios levará em consideração a apreciação de uma série de fatores, como relevância histórico-cultural, situação atual e usos futuros. E ressalta que, para a SABRA, é fundamental contar com a presença de profissionais locais ligados aos bens que serão objeto dos projetos, a exemplo do que tem acontecido com o Arquivo.

No momento, o foco está no projeto do Arquivo que se encontra em fase final de elaboração. E, segundo o maestro, já estamos trabalhando para captar os recursos necessários até o final de 2021 e iniciar as atividades em 2022.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes-RJ

Referências externas:

Folha 1 – 04/08/2021 – https://www.folha1.com.br/_conteudo/2021/08/blogs/edmundo_siqueira/1274574-prefeitura-fecha-parceria-para-recuperacao-do-patrimonio-historico-em-campos–arquivo-sera-o-primeiro-a-ser-recuperado.html

Folha 1 – 09/08/2021 – http://www.folha1.com.br/_conteudo/2021/08/blogs/edmundo_siqueira/1274705-valorizacao-do-patrimonio-arquivo-deve-iniciar-revitalizacao-ainda-este-ano-em-parceria-com-a-sabra.html

GloboPlay – RJ Inter TV 2ª Edição – 12/08/2021 –  https://globoplay.globo.com/v/9765170/

Diário Oficial de Campos dos Goytacazes – 17/08/2021 – página 2 –  https://www.campos.rj.gov.br/app/assets/diario-oficial/link/4726

Patrimônio cultural – Preservação


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!