Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Patrimônio histórico – atualidade

patrimonio-historico

Os patrimônios históricos são os bens naturais ou construídos pela humanidade que possuem importância artística, religiosa, cultural ou documental para a sociedade. Eles são protegidos por leis de proteção e restauração e a preocupação em mantê-los é mundial, já que são símbolos culturais de sociedades passadas.

Conheça 8 dos principais patrimônios históricos mundiais

• Os passos da paixão

As seis capelas dos Passos da Paixão, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, uniram dois dos principais nomes da arte colonial brasileira. Para compor as 66 peças em madeira que representam o calvário de Cristo, neste que é considerado o principal conjunto de imagens do barroco brasileiro, trabalharam o escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o pintor Manoel da Costa Athaíde.

• Taj Mahal
Um dos mais famosos cartões de visita da cidade de Agra, na Índia. Foi erguido entre 1632 e 1653 pelo imperador Shah Jahan, para honrar a memória da esposa a quem chamava de “Joia do Palácio” e que faleceu ao dar à luz ao décimo quarto filho.

O Taj Mahal é conhecido hoje, como um símbolo de amor e atrai uma quantidade imensa de visitantes.

• Grand Canyon
Exemplo de patrimônio histórico natural. Fica no estado do Arizona, nos EUA, e consiste em um desfiladeiro íngreme que foi ganhando forma ao longo dos anos, esculpido pelo rio Colorado e seus afluentes.

• Ilha de Páscoa
Localizada no Chile, esse patrimônio histórico é repleto de mistérios, por isso atrai tantos turistas. Lá, é possível encontrar as Moai, as famosas cabeças gigantes feitas de pedra que estão espalhadas pela ilha.

• São Petersburgo
O Centro Histórico de São Petersburgo, na Rússia, foi considerado patrimônio histórico por sua arquitetura única, que mistura influências barrocas e neoclássicas. As construções são de tirar o fôlego, principalmente à noite, quando as luzes se acendem e evidenciam o contraste de cores.

• Machu Picchu
Localizado no Peru, Machu Picchu significa “Velha Montanha” e é conhecido como um símbolo do império Inca. O local se tornou atrativo para os turistas, graças à possibilidade de fazer trilhas para chegar à cidade e admirar a arquitetura e os mistérios do local.

• Cataratas do Iguaçu
Dois países dividem esse patrimônio histórico: Brasil e Argentina. Em sua participação na campanha pela escolha das sete maravilhas naturais do mundo, ficou entre as finalistas. Se você já ouviu falar em “Garganta do Diabo”, saiba que é de uma das quedas das Cataratas a que o termo se refere.

• Centro Histórico de Salvador
Localizado em um bairro de Salvador, na Bahia. O título foi concedido graças à arquitetura de seus prédios coloridos, que representam a influência renascentista nas construções, e de seus monumentos da época do Brasil Colônia.

Além disso, o local representa a mistura de culturas e a exploração que dos europeus sobre outros povos, já que Salvador foi o primeiro mercado de escravos no chamado “Novo Mundo”.

• Parque Nacional Serra da Capivara
Esse é um dos mais antigos sítios arqueológicos da América do Sul e está localizado no Piauí, com formações rochosas e paredões de arenito, onde é possível encontrar pinturas rupestres que retratam a vida de homens primitivos nas mais diversas cenas de seu cotidiano, como danças, caças e rituais.

Importância dos patrimônios históricos

Todos esses locais contam a história de um povo e nos permite entender um pouco mais de sua identidade, traçando seu caminho até a formação da sociedade atual. Por isso, é de extrema importância que continuem sendo preservados.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!