Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Podcasts que falam sobre música

podcast-música-apresentado

O podcast é um formato que nasceu em 2004, nos Estados Unidos, e demorou um pouco para se estabelecer em território nacional: se tornando mais popular por aqui apenas em 2020, junto com o início da pandemia. Hoje, no entanto, podemos dizer que a mídia veio para ficar e não à toa registra um número cada vez mais elevado de ouvintes a cada ano que passa.

Com sua popularização, os podcasts chegaram também para os amantes de música, com programas debatendo novidades desse universo, além de grandes obras e até tendências da atualidade, muitas vezes contando coma participação de especialistas e artistas.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 10 podcasts sobre música que você pode gostar.

Vamos conferir?

10 podcasts que falam sobre música

1. G1 Ouviu

O G1 Ouviu é o podcast do G1. Dois jornalistas, Cauê Muraro e Braulio Lorentz comentam sobre as maiores novidades no universo da indústria musical.

2. Discoteca Básica Podcast

O Discoteca Básica é um podcast apresentado por Ricardo Alexandre, que basicamente conta as histórias que estão por trás dos maiores lançamentos e álbuns da música. A propósito, um dos episódios mais populares desse podcast é o que conta como foi a pressão para produzir o álbum Dois, da Legião Urbana, responsável por fazer o grupo explodir no cenário do rock nacional.

3. Kpapo

O Kpapo é um podcast que já não existe mais, no entanto, foi o mais popular para os fãs do estilo musical k-pop – e também para os que queriam se familiarizar melhor sobre o assunto.

4. Queijo Quente

O Queijo Quente é um podcast que discute, em papos leves e descontraídos, o melhor da música pop a nível nacional e global. Ele é apresentado por um grupo de comunicadores, Lohan Abdala, Guilherme Guedes e Dora Guerra.

5. Vamos falar sobre Música?

O nome desse podcast já deixa bem claro o seu objetivo, né? Basicamente o podcast apresentado semanalmente por Helô Cleaver, Cleber Facchi, Isadora Almeida e Nik Silva debate os mais importantes assuntos do cenário musical atual, criando relações entre as músicas e os momentos vividos, como eventuais crises, governos, entre outros.

6. Tenho Mais Discos que Amigos

O podcast TMDQA! É um material que traz um pouco de tudo sobre o que está acontecendo na música. Em um dos mais famosos episódios o apresentador Rafael Teixeira fala sobre a banda Los Hermanos, desde a origem do grupo até discografia.

7. Riffcast

O Riffcast é um podcast iniciado em fevereiro em 2020 que migrou do Youtube, onde marca presença desde 2012 com Gustavo Chagas e Guilherme Scheneider. Ele discute semanalmente os temas escolhidos para as músicas.

8. Troca o Disco

Troca o Disco é um podcast semanal que combina música e bom humor, para aqueles que adoram conteúdos com boas risadas. Ele também visa estimular reflexões e debates e está no ar desde 2013 com apresentação de Henrique Machado e João Paulo Gomieiro.

9. Trilhas Podcast

Felipe Zangrandi, apresentador do podcast, é pesquisador musical e já participou de inúmeros projetos nesse cenário. No podcast ele fala sobre projetos musicais e culturais, além de trazer entrevistas e pesquisas de campo.

10. Música Pavê

Apresentado por André Medeiros, o podcast tem um formato bem interessante: reúne várias entrevistas com especialistas e artistas em cada episódio, de modo a trazer diferentes opiniões sobre o mesmo tema.

Entenda como ajudar a promover uma educação inclusiva e de qualidade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!