Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Curiosidades sobre a Canção do exílio

poema-brasileira-brasileiro-brasil-gonçalves-dias

“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. As aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”. Quem já não ouviu esse belo poema bem brasileiro? Criada no mês de julho do ano 1843, na primeira fase do Romantismo, pelo escritor brasileiro Gonçalves Dias, a Canção do Exílio tem um forte simbolismo e sentimento de patriotismo e nacionalismo.

Presente no livro “Primeiros Cantos”, de 1846, a obra apresenta diversos fatores que contribuem para a sua interpretação e dão sentido à toda importância histórica que o poema ocupa na cultura brasileira. A começar pelo próprio título e a presença da palavra “exílio”, que representa o momento em que uma pessoa está longe e sente falta de seu país de origem, da sua terra natal.

A importância da obra no seu contexto histórico

O nacionalismo gerado em toda a população após a Independência do Brasil, em 1822, e todas as decorrências do rompimento social, político e econômico com Portugal, além da construção de uma nova cultura, ocasionaram uma grande valorização das características, riquezas e particularidades do Brasil.

Ao descrever as belezas e atrativos da nação brasileira, os versos os comparam com Portugal. Apesar de não citar nenhum dos países, tal comparação fica clara devido a localização do autor no momento da criação do poema, já que ele estava em Coimbra estudando.

Ao fazer uso das expressões “lá”, o autor se refere ao Brasil, e “cá” à Portugal. Formado por 24 versos e cinco estrofes no total, sendo quartetos as três primeiras e sextetos as outras duas.

Desdobramentos e influências da obra em outras produções literárias

Diante do seu ilustre reconhecimento, a obra foi retomada por outros grandes nomes da literatura brasileira nos mais diferentes tipos de gêneros textuais, como, por exemplo, “A Nova Canção do Exílio”, de autoria de Carlos Drumond de Andrade e a “Canção Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque.

Ademais, o poema também marca forte presença nos ambientes educacionais, constando nos mais diferentes tipos de atividades e disciplinas escolares, enriquecendo os conhecimentos literários e históricos brasileiros, bem como todas as questões relacionadas.

Sobre o autor

Considerado um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira, Gonçalves dias nasceu em 1823 no Maranhão e faleceu em 1864 quando retornava ao Brasil de Portugal, no naufrágio do navio Ville de Boulogne.

Além de poeta, também foi jornalista, teatrólogo, professor, etnólogo e crítico de história. As temáticas de suas obras giraram em torno dos índios e questões relacionadas ao afeto à sua terra natal, ao nacionalismo. É Patrono da cadeira número 15 da Academia Brasileira de Letras, por escolha de Olavo Bilac.

O poeta estudou na Europa, mais precisamente na Faculdade de Coimbra, onde ingressou em 1838 no curso de direito, além de realizar diversos outros cursos e grupos.

O seu retorno ao Brasil só aconteceu após concluir a faculdade em 1845. Foi nesse período, sentindo falta da sua terra natal, que o poema Canção do Exílio teve início, bem como outros poemas que fizeram parte dos livros “Primeiros Cantos” e “Segundos Cantos”.

Saiba os principais desafios da erradicação da pobreza no Brasil


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!