Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Trova: o que é e onde surgiu?

poema-trova-verso-mensagem

Durante a evolução da sociedade fomos construindo algo que chamamos de cultura. Este termo abrange todos os hábitos, conhecimentos e crenças de um povo. É uma forma de se expressar, mostrando sua história de diversas maneiras.

A cultura está muito ligada às artes e estas geralmente costumam se relacionar às pinturas, danças e músicas. Indo por um caminho mais específico, e talvez não tão lembrado, podemos destacar também os poemas como parte da cultura de um povo.

Mesmo que esse seja um tipo de arte não tão apreciado pela grande maioria das pessoas, eles são uma forma de se expressar bem diferente do que faz a música, por exemplo. Também não deve ser confundido com poesia, já que esta é uma produção artística com finalidade de provocar emoções e o poema é um texto literário formado por versos.

E, dentro da literatura, há um estilo de poema muito antigo que várias pessoas já podem ter ouvido falar, chamado trova. Este é um estilo de poema autônomo cuja estrutura apresenta uma estrofe única com sete sílabas em cada verso.

A trova

A trova é um poema de quatro versos, nos quais cada um deles tem sete sílabas em uma única estrofe, possuindo sentido completo. Aqueles que recitam esse tipo de poema são chamados de trovadores.

Esse é um tipo de composição poética em que, dentro de sua estrutura, o segundo verso deve rimar com o quarto e sua mensagem deve se tratar de algo profundamente emocional para um povo.

Esse é o menor tipo de poema da língua portuguesa e todos os quatro versos devem conseguir exprimir a mensagem que o trovador deseja comunicar, dando um significado ao poema. Sua composição deve seguir características específicas.

Característica do poema

Na estrutura da trova, a rima é obrigatória, mas não é preciso haver um título para o poema. Ela é a mais diferente dentre todos desse estilo de mensagem cultural, possuindo uma conceituação própria.

Existem três gêneros diferentes de trova: as líricas, que são as mais sentimentalistas, as filosóficas, que passam ensinamentos e as satíricas, que querem passar humor.

Entre as suas principais características podemos citar:

A presença de apenas quatro versos;
Cada um deles deve conter sete silabas poéticas;
Deve possuir sentido completo e independente, no qual o autor deve colocar toda a mensagem nos quatro versos;
Possuir rima, onde essa disposição varia dentro da estrutura, podendo ser o primeiro com o terceiro verso ou o segundo com o quarto.

A origem da trova

Essa é uma forma poética que surgiu a mais de mil anos, originada na Península Ibérica, localizada no continente europeu, onde estão Portugal e Espanha. O nascimento da trova está diretamente ligado às poesias feitas na Idade Média.

Sua criação literária se desenvolveu durante a época das Cruzadas, onde se prosperou um movimento conhecido como trovadorismo e os poetas que compunham essa mensagem eram chamados de trovadores.

Durante os anos de descobrimento, os portugueses trouxeram a trova para o Brasil, continuando a ser divulgada e composta ao longo dos anos por vários artistas brasileiros. A trova é considerada atualmente o único gênero literário exclusivo da língua portuguesa.

Dicas de livros para quem ama música


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!