Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Influência da cultura portuguesa no Brasil

portugal-portuguesa-cultura-brasil

Quando pensamos em Portugal, logo nos vem à mente a história da colonização. Além de demarcar a nossa língua, o país influenciou nossa cultura e trouxe hábitos e costumes que perpassam por todas as esferas sociais do Brasil.

Como a nossa religiosidade é influenciada por Portugal

Algumas tradições portuguesas são mais conhecidas e disseminadas, como é o caso da religião Católica. Durante os 322 anos de colonização, essa foi a principal religião de quem habitava o Brasil. Desde 1822, com a Independência do Brasil, o catolicismo ainda predomina em muitas casas.

Uma pesquisa Datafolha, divulgada em 2020 pelo jornal “Folha de São Paulo”, mostra que 50% dos brasileiros são católicos. A influência da cultura portuguesa é tanta que as crenças religiosas instituem muitos dos nossos feriados.

As festas juninas, por exemplo, foram trazidas de Portugal. Lá, comemora-se a festa de São João do Porto, tradicionalmente em junho, e a festa de Santo António, em Lisboa. As celebrações coincidem com a chegada do verão.

A festa de São João tem origem pagã e celebra as colheitas. Por isso, além do caráter religioso, o festejo é demarcado por pratos típicos de cada região. Em Portugal, costumam-se assar sardinhas. Aliás, o peixe é o símbolo das festas religiosas por lá. No Brasil, aproveitamos algumas colheitas específicas do mês de junho, como é o caso do milho.

Muito além do peixe: de que forma a cultura portuguesa se apresenta à mesa?

Como Portugal depende da costa marítima abundante em peixe, é natural que seus pratos típicos sejam demarcados por pescados. A bacalhoada, que é bastante conhecida no Brasil, foi trazida pelos portugueses. Bolinho de bacalhau e caldo verde são outros pratos populares nas casas brasileiras, como resultado da influência da cultura portuguesa.

Mas cultura portuguesa ganha destaque em nossa mesa, mesmo, na hora de saborearmos os doces. Além do tradicional pastel de nata, que no Brasil chamamos de pastel de Belém, apreciamos bolinho de chuva, fios de ovos, sonhos, bolo pão de ló, torta de amêndoas, ambrosia e o próprio pudim, todos eles produtos da colonização europeia.

Baseada em dois ingredientes bem comuns, ovos e açúcar, a confeitaria portuguesa tem origem nos conventos e refletem o sucesso do período do Ciclo do Açúcar, no Brasil.

A presença de doces nas mesas brasileiras era sinal de nobreza, feitos no intuito de copiar receitas já tradicionais e impressionar visitantes.

As cidades falam: influência da cultura portuguesa em nossa arquitetura

O período de colonização trouxe marcas profundas para o Brasil e isso se torna evidente na arquitetura de cidades mais antigas. Salvador, Ouro Preto, Paraty e Florianópolis são exemplos de cidades que guardam marcas açorianas.

Os azulejos decorativos são os símbolos da influência da cultura portuguesa, mas há outros elementos que remetem ao país europeu, como a utilização de pedras e granitos (paralelepípedos), construções em lugares altos (morros), figuras geométricas, paredes de pedras, altares, cores e valorização do aspecto religioso.

Aliás, quando conhecemos cidades do período colonial, conhecemos um pouco da cultura portuguesa no Brasil.

Curiosidade: o que café e pombos têm a ver com Portugal?

Costuma-se associar Portugal a queijos e vinhos, mas muita gente desconhece o hábito português de tomar café. Enquanto no Brasil costumamos passar o café em casa, os portugueses saem à rua para tomar um café.

Além do café, os pombos são raízes portuguesas. Os historiadores explicam que as aves, que não são nativas do Brasil, foram “importadas” porque carregam o símbolo da religiosidade. Não é à toa, por exemplo, que o símbolo do Divino Espírito Santo é uma pomba.

Gostou de saber dessas influências? Então, acompanhe nosso blog para saber de novidades!

Benefícios da educação patrimonial para crianças e adolescentes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!