Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Profissional da Arte e isolamento social

Isolamento social

Os impactos do isolamento para os profissionais da arte

Apesar de ter paralisado todos os setores do mercado, o impacto da Covid-19 entre profissionais da arte ainda é imprevisível de se mensurar.

Apresentando níveis preocupantes de desemprego há alguns anos, o Brasil registra aumento da parcela da população sem ocupação formal remunerada. Números que atingem a todos, principalmente profissionais do setor artístico.

Como a maioria das profissões da arte necessitam de aglomerações para serem praticadas, como por exemplo, shows, espetáculos de teatro, musicais etc., muitos artistas se veem rendidos ao surto do novo Coronavírus. A paralisação impediu não só a execução das atrações, como os planos futuros para a arte.

Para diminuir parte do efeito negativo do isolamento social, alguns artistas tiveram que reinventar seus processos de produção. Apesar da pandemia não ter afetado os mais famosos do cenário artístico brasileiro, artistas locais e independentes estão vendo seus projetos serem aposentados e cancelados.

Música

Profissionais da música, desde os mais reconhecidos nacionalmente até os que atingem menor público, estão investindo em transmissão virtual de shows. As lives, ou seja, apresentações virtuais feitas por meio de redes sociais, mesmo não sendo patrocinadas por grandes marcas, recebem incentivo financeiro de fãs e seguidores dos artistas.

Dança e Literatura

Alguns profissionais de dança utilizam suas habilidades para ensinar outras pessoas a arte da prática, por meio de transmissões ao vivo por aplicativos ou vídeos gravados. Já os escritores e escritoras do país e do mundo, optaram, em sua maioria, pela venda online de suas obras.

Impacto negativo do isolamento social para a classe artística

Dentre todos os efeitos da pandemia, os principais impactos negativos do isolamento social para classe artística são:

1. Perda de visibilidade: boa parte da reputação e fama de um artista é construída a partir da presença em eventos, atuação conjunta com outros profissionais e propagandas. Com o surto do novo Coronavírus, muitos artistas estão perdendo visibilidade no cenário que atuam;

2. Cancelamento de projetos: todos os projetos da classe artística que necessitam de aglomerações e grandes concentrações de pessoas foram cancelados ou adiados pelas produtoras. O peso da decisão para os artistas envolvidos é imensurável;

3. Falta de ensaios: reunir artistas para ensaiar espetáculos, shows ou outros tipos de apresentações é impossível, atualmente. Para seguir as recomendações dos órgãos de saúde, muitos estão buscando treinar como podem, por meio de reuniões virtuais e vídeo-chamadas.

Pré-venda de apresentações ou aulas presenciais

Muitos artistas e produtoras voltaram-se à pré-venda de ingressos para garantir capital e não declararem falência.

Além disso, profissionais da arte estão oferecendo aulas online, enquanto as escolas não retomam as atividades e pacotes de aulas presenciais, para quando os estabelecimentos voltarem a normalidade.

Lei de Emergência Cultural

Para auxiliar na situação, foi confirmada a destinação de R$ 3,6 bilhões de reais para o fundo de Emergência Cultural. A medida visa apoiar os profissionais do setor cultural durante a pandemia e isolamento social, destinando um auxílio de R$ 600 para os trabalhadores informais da área.

O valor pretende abranger:

– Produtores;
– Técnicos;
– Artistas;
– Oficineiros;
– Professores de institutos de arte;
– Entre outros.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!