Por que é importante mobilizar as crianças e jovens para projetos sociais?

Toda criança e jovem é um membro valioso da sociedade e representa um ente crítico na estabilidade de um sistema social. As organizações que fornecem serviços para as pessoas que vivem nessas comunidades—incluindo organismos públicos e ONGs—precisam envolver os mais jovens na criação de mecanismos e políticas direcionadas para o melhoramento da sociedade.

E não apenas isso, é essencial que as crianças e jovens também sejam participantes ativos do progresso social do ponto de vista operacional, se envolvendo na organização e arregaçando as mangas em projetos sociais que possam ser úteis para todos e não apenas para suas famílias. Os benefícios coletivos do envolvimento das crianças e adolescentes são imensos, e é isso que discutiremos de forma um pouco mais aprofundada no artigo a seguir.

Envolvimento de crianças e adolescentes na concepção dos projetos sociais

A participação de crianças e jovens nas escolas, ações comunitárias, mídia e instrumentos de governança ganhou apoio crescente nos últimos 15 anos. Esse interesse em seu envolvimento ativo está sendo estimulado por um maior reconhecimento da cidadania infanto-juvenil e seus direitos de expressão.

Tudo começa com o envolvimento das crianças e adolescentes na formulação e estruturação dos projetos sociais. Esse envolvimento é mais do que apenas pedir às crianças ideias e pontos de vista, está relacionado com ouvir o que têm a dizer e transformar suas ideias e sugestões em realidade. Envolver as crianças na tomada de decisões significa que elas podem influenciar algumas das coisas que as afetam e oferecer uma perspectiva diferente da dos adultos. Isso é fundamental para estabelecer um contexto de responsabilidade na execução desses projetos, o que é crítico para a continuidade do envolvimento deles.

A participação ativa

A partir do momento em que as crianças e adolescentes se sentem corresponsáveis pelos projetos sociais que afetam a sociedade em que estão imersos, as chances de que desejem participar desse desenvolvimento são muito maiores.

Fazer com que as crianças e adolescentes participem dos projetos sociais oferece uma série de benefícios, tanto para estes como para a sociedade como um todo.

Esta é uma oportunidade importante e pouco valorizada para entender melhor as questões e necessidades das crianças e adolescentes, que, ao mesmo tempo, se transformarão em adultos com um forte senso de responsabilidade social. As crianças e adolescentes trazem novas perspectivas e conhecimento para desenvolver políticas, serviços e programas mais eficazes, incluindo perspectivas de planejamento e execução/implementação para construir projetos sociais mais inclusivos e democráticos.

Benefícios para as crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes, individualmente e como parte do Brasil, ganham muito com a participação em projetos sociais, pois aumentando sua confiança, habilidades e conhecimento, melhorando o entendimento dos processos de tomada de decisão e como o trabalho pode alcançar o benefício coletivo e melhorar a vida da sua comunidade imediata e de pessoas ainda mais carentes que elas—o que oferece uma nova perspectiva sobre o mundo.

Benefícios para a sociedade

A sociedade como um todo também se beneficia por ter crianças e adolescentes participando da tomada de decisões, uma vez que encoraja a cooperação entre diferentes grupos etários—o que é essencial para a democracia efetiva—, reforça os benefícios da participação e o valor da contribuição social, construindo uma sociedade mais justa para todos.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!