Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

PROJETOS SOCIAIS E JUVENTUDE

Projetos Sociais e Juventude

Como os projetos sociais contribuem para o desenvolvimento dos jovens?

Os projetos sociais têm o poder de transformar a vida de crianças e jovens. Isso porque essa é uma forma de dar sentido à vida de vários jovens que não possuem um direcionamento, ajudar aqueles que não possuem condições financeiras nem familiares de estudarem e aprenderem o que querem, e, principalmente, ajudar na profissionalização de vários jovens.
Existem vários tipos de trabalhos sociais como, por exemplo, os que profissionalizam os jovens, os que estimulam a leitura, a prática de esporte, a cultura, a música, entre muitos outros.

Educação Musical

A música está presente em todos os povos, etnias e sociedade ao redor do mundo. É quase impossível imaginar que exista algum lugar em que não haja manifestações musicais. Dito isto, é possível perceber que a educação é de suma importância na vida das pessoas e na cultura de uma região, cidade, país. Na história da humanidade, a música sempre se destacou como um meio de transformar a vida das pessoas.
Vale ressaltar que a música e a educação musical servem muitas vezes como um instrumento de combate a diversos tipos de preconceito. No Brasil existem diversos gêneros musicais muito fortes e que são expressões culturais. Funk, samba, forró, sertanejo, bossa nova e pagode são alguns entre muitos exemplos de inclusão social por meio da música. Dar uma educação musical às crianças, adolescentes e jovens é uma bela maneira de contribuir social e culturalmente na vida dessas pessoas.

Orquestra Sinfônica e Coral

A orquestra sinfônica requer um tempo grande de aprendizagem, visto que a música erudita é mais complexa e exige muita dedicação de seus músicos. Existem muitos projetos sociais com o objetivo de capacitar jovens a participarem de uma orquestra sinfônica. Isso é muito importante, pois crianças que possuem nível socioeconômico baixo, dificilmente terão a oportunidade de aprender por outros meios. E o mesmo serve para o coral. Os projetos sociais são bem importantes nesse sentido.
Não é incomum que orquestras profissionais peguem jovens para ensinar e fazer parte de suas orquestras. Assim como, em muitas vezes, eles buscam nesses projetos sociais jovens adultos. O mais interessante nessa história é realmente dar oportunidade a pessoas que não as possuem. Tirar crianças das ruas e de suas realidades tão difíceis e dar a elas esperança de um futuro melhor. Mais que isso: capacitá-las e profissionalizá-las para entrarem no mercado de trabalho da música.

Os projetos com coral também são bem importantes. Estimula o trabalho coletivo (nas orquestras isso também ocorre). No coral o individual não se sobressai, e sim o conjunto: a voz que se destaca é a da união de todos e não a de uma pessoa em específico. Além disso, ele faz com que os membros do coral se sintam pertencentes a um grupo e essa noção de conjunto é fundamental no desenvolvimento das crianças. Os benefícios que a orquestra sinfônica e o coral trazem na vida dos jovens são inúmeras e valiosas na formação do caráter dos indivíduos. Estimular a cultura será sempre um ganho para toda sociedade.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!