Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Provérbios e ditados populares brasileiros

proverbio-ditado-popular

Provérbios e ditados são expressões populares, características do discurso informal, que carregam consigo a sabedoria e o conhecimento advindos das experiências humanas.

Existem registros de provérbios e ditados usados desde o que conhecemos como a era antes de Cristo (a.C), por grandes filósofos gregos e reis e rainhas das mais variadas regiões, que perpetuaram por muitas gerações e, até hoje, continuam em uso.

Atualmente, estamos tão acostumados com os ditados e provérbios populares que, muitas vezes, os repetimos sem sequer perceber ou conhecer sua origem e significado. Ainda assim, essas pequenas frases, possuem uma grande bagagem de tradição oral, sabedoria popular e valiosos conselhos sobre a convivência em sociedade e as relações humanas.

Pensando nisso, trouxemos uma seleção de provérbios e ditados brasileiros populares com suas explicações e significados:

10 provérbios e ditados populares brasileiros

Os provérbios e ditos populares existem há muitos e muitos anos no mundo inteiro. Provérbios chineses, por exemplo, são muito conhecidos e repetidos ao redor do globo, enquanto a Bíblia, livro mais vendido mundialmente, possui uma seção exclusiva para seus provérbios.

No Brasil, não é diferente. Um país de tão grande extensão e com tamanha diversidade cultural tem uma lista infindável de ditados e provérbios populares:

1. Gato escaldado tem medo de água fria

O ditado acima fala do hábito instintivo de autoproteção que desenvolvemos para evitar vivenciar novamente quaisquer situações que nos machucaram ou magoaram anteriormente.

Nesse caso, usa-se a metáfora do gato que, ao sofrer pelo contato com a água quente (ser escaldado), passa a fugir de qualquer tipo de contato com a água, mesmo que seja fria.

2. Cavalo dado não se olha os dentes

Muito popular em todo o país, o provérbio é uma orientação de que não se deve desdenhar ou desfazer-se de um presente recebido, ainda que não se goste muito da oferta.

O sentido da expressão tem a ver com a dentição dos cavalos, que permite saber se eles são mais novos e mais úteis, ou mais velhos e cansados. Porém, se o animal é um presente, conferir sua arcada dentária seria uma desfeita à pessoa que o deu de presente.

3. Águas passadas não movem moinhos

Esse provérbio traz a sabedoria de que, em determinados casos, o melhor a se fazer é desapegar-se do passado.

Assim como águas que já passaram não movem as engrenagens de um moinho, situações passadas também não têm mais o mesmo poder de afetar nossas vidas.

4. Antes só que mal acompanhado

O famoso ditado “antes só que mal acompanhado” expressa a importância de escolhermos bem nossas companhias, pois é melhor estar sozinho, do que acompanhado de alguém que não nos valoriza ou nos faz mal.

5. O pior cego é aquele que não quer ver

Tal provérbio fala da falta de discernimento que nos acomete quando estamos tão envolvidos em uma situação que nos tornamos incapazes de enxergar o óbvio.

Geralmente, trata-se do envolvimento com coisas e pessoas que não nos fazem bem, porém, ainda assim, preferimos nos enganar a aceitar a realidade como ela é.

6. Quem semeia vento, colhe tempestade

Obviamente, a expressão acima fala da relação de causa e consequência que atua em nossas vidas.

O provérbio expressa que, quando agimos de forma ruim, consequentemente, no futuro, sofreremos as consequências dos nossos atos.

7. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

O ditado popular acima fala de empatia, ou da falta dela.

Muitas pessoas têm extrema dificuldade em se colocar no lugar das outras e, por isso, veem a dor do outro como algo simples e corriqueiro, sem a capacidade de se compadecer.

8. O que os olhos não veem, o coração não sente

Nesse ditado muito popular, expressa-se, de maneira poética, a ideia de que, quando não sabemos, ou não vemos algo que nos desagrada, a dor e o sofrimento são menores do que quando nos deparamos com algo que nos fere emocionalmente.

9. Quem ama o feio, bonito lhe parece

O significado deste ditado é de que a beleza é relativa: quando estimamos ou amamos muito uma pessoa, ela se torna bela aos nossos olhos, ainda que não se encaixe nos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade.

10. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

O provérbio extremamente popular fala da necessidade de sermos persistentes e constantes na busca por nossos objetivos, transmitindo a ideia de que, apesar das dificuldades, é necessário insistir naquilo que almejamos.

Como podemos ver nos provérbios e ditados acima, o Brasil é um país rico em cultura e sabedoria popular. Para se manter ligado no assunto continue a ler nossos artigos.

CULTURA POPULAR


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!