Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Ensino Fundamental e Música

Ensino fundamenta música

Qual a importância da música no ensino fundamental?

A música nos acompanha ao longo de toda a vida, embalando diversos momentos e experiências. Mas ela também pode fazer muito mais na vida das pessoas, afetando positivamente o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

Quando a música está inserida na educação da criança desde o Ensino Fundamental, trabalha diversos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, que são fundamentais para o seu desenvolvimento.

A música em si e a musicalização (processo de construção do conhecimento musical) são recursos pedagógicos importantes para o desenvolvimento global dos indivíduos desde os primeiros anos de vida e por isso devem ser trabalhados já no Ensino Fundamental.

Aprendendo com mais facilidade

No aspecto do aprendizado, o ensino da música no início da vida escolar ajuda a trabalhar a linguagem, tanto pelo aumento de vocabulário e pelo trabalho de interpretação de texto quanto pela melhora na dicção. A análise e interpretação das letras pode estimular debates e trazer novos conhecimentos.

Os raciocínios lógico e matemático, segundo estudos, são estimulados pelo desenvolvimento das habilidades musicais, já que as composições são como equações matemáticas montadas através das cifras e partituras com elementos como padrões, escalas e repetições. Ter contato com estruturas previamente definidas ajuda a aprender fórmulas e trabalha o raciocínio lógico.

Os ritmos, instrumentos, bandas e músicas podem ser trabalhados também em disciplinas como História e Geografia, abordando seu contexto histórico e social. Afinal, a música também reflete culturas, povos, momentos históricos e movimentos sociais. Assim, é possível tornar o ensino dessas disciplinas mais envolvente através da música.

A concentração, o foco e a disciplina são trabalhados através das aulas e das oficinas de música, que fazem o aluno desenvolver a capacidade de se dedicar e prestar atenção na tarefa designada, canalizando sua energia para uma atividade extremamente benéfica. Além disso, a música no Ensino Fundamental desenvolve e estimula a criatividade das crianças, educando alunos com mais capacidade de inovar e encontrar soluções.

Socialização e expressão

A música é um recurso poderoso para fazer a criança se expressar, inclusive através da criatividade. A expressão de emoções e sentimentos através dessa arte auxilia na saúde emocional dos pequenos, que encontram na música uma forma de extravasar.

Os alunos também aprendem a encontrar e expressar seus gostos pessoais e sua personalidade, desde a escolha do instrumento até os estilos musicais preferidos. O aprendizado estimula a autonomia e o autoconhecimento das crianças e pode ajudar na determinação das escolhas acadêmicas e profissionais que elas farão.

Por fim, ter contato com a música no Ensino Fundamental ajuda na socialização, inclusão e integração dos alunos. Primeiro pela necessidade de colaboração nas produções musicais e depois pelo envolvimento causado pela música em torno de interesses em comum, ajudando a fazer amigos e criar grupos. Esse trabalho em equipe e criação de vínculos auxiliam, em especial, os alunos mais tímidos, carentes e excluídos, mas traz benefícios a todas as crianças.

A música no Ensino Fundamental é uma ferramenta importante para auxiliar no desenvolvimento geral e no aprendizado das crianças, ajudando-as a serem mais felizes e atingirem todo o potencial que possuem.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!