Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça a história de Sergei Rachmaninoff

rachmaninoff-russo-pianistas-música

O universo musical é repleto de grandes nomes que influenciaram e continuam influenciando compositores em todo o mundo. Um deles é o russo Sergei Rachmaninoff, considerado um dos mais influentes pianistas do século XX e um dos últimos expoentes da tradição romântica russa.

Leia esse post e conheça a história e a obra de Sergei Rachmaninoff, além do legado musical deixado por esse grande compositor russo.

Quem foi Sergei Rachmaninoff?

Sergei Vasilievich Rachmaninoff nasceu em 1873 em Semyonovo, localidade rural no noroeste da Rússia. Foi pianista, compositor e maestro, considerado um dos últimos nomes do estilo Romântico dentro da música erudita.

Apesar de seus pais serem pianistas amadores, Rachmaninoff começou a estudar piano de verdade apenas quando foi estudar no Conservatório de São Petersburgo, para onde se mudou com a família. Posteriormente, no Conservatório de Moscou, foi orientado principalmente por Nikolai Zverev, o qual mantinha o jovem músico, considerado preguiçoso, sob um rigoroso regime de disciplina.

Já nessa época, ainda jovem, suas primeiras peças para piano foram executadas, revelando um compositor muito habilidoso. Mas sua estreia em 1897 com a “Sinfonia No. 1” não foi bem recebida pela crítica, o que gerou um quadro de depressão em Rachmaninoff. O pianista só se recuperaria nos anos seguintes após fazer terapia, estreando com o “Concerto para Piano nº 2”, dedicado ao psiquiatra Nikolay Dahl.

Foi maestro no Teatro Bolshoi entre 1904 e 1906. Após a Revolução Russa em 1917, Rachmaninoff deixa São Petersburgo com a família, passando por alguns países europeus até se mudar para os Estados Unidos no ano seguinte, onde viveria até sua morte, em 1943.

A obra de Sergei Rachmaninoff

Enquanto viveu na Rússia, Rachmaninoff produziu muitas composições, mas após se mudar para a América, a saudade da terra natal abalou profundamente sua inspiração. Apesar disso, assinou contrato exclusivo com a gravadora estadunidense Victor Talking Machine Company em 1920, gravando com ela até 1942.

A seguir, estão listadas as principais composições do pianista russo:

• Sua famosa “Rapsódia sobre um tema de Paganini”;
• Quatro concertos para piano, sendo o terceiro considerado um dos mais difíceis do mundo;
• Três sinfonias;
• Duas sonatas para piano;
• Três óperas;
• Uma sinfonia para coral intitulada “Os Sinos”, baseada no poema homônimo de Edgar Allan Poe;
• 17 études;
• 24 prelúdios, sendo “Prelúdio em Dó Menor Sustenido” um dos mais conhecidos, lançado ainda na Rússia em 1892;
• Muitas canções, como “No Silêncio da Noite”;
• “Danças Sinfônicas”, último trabalho completo.

Rachmaninoff tinha mãos largas, o que lhe permitia cobrir um grande intervalo do piano e apresentar trejeitos rítmicos e técnicos excelentes. Além disso, o russo tinha a habilidade de tocar composições complexas após ouvi-las pela primeira vez.

As peças de Rachmaninoff são carregadas de melancolia e elegância. Em suas composições, nota-se influência principalmente de Tchaikovsky, mas também de nomes como Liszt, Chopin, Medtner, Balakirev e Mussorgsky.

Legado musical do compositor russo

A obra de Rachmaninoff continua viva, influenciando músicos de todo o mundo. Mas suas composições ultrapassam o universo musical, tendo sido utilizadas como tema em muitos filmes, musicais e até animes, consolidando sua importância tanto entre músicos quanto entre ouvintes.

Os trabalhos do grande pianista russo já integram o repertório padrão da música erudita. Mais do que isso, são reconhecidos como verdadeiras obras-primas e executados por virtuosos músicos, indo muito além da música de Tchaikovsky, que tanto o inspirou.

Não é à toa que o pianista russo ganhou uma estátua em homenagem ao seu último concerto, a qual está localizada no Parque de World’s Fair, na cidade de Knoxville. Também leva seu nome a escola de música que ele e outros russos exilados fundaram em Paris, em 1931.

Neste momento de guerra Rússia x Ucrânia, conhecer um pouco da vida e da obra de Sergei Vasilievich Rachmaninoff nos proporciona a certeza de que o povo e sua cultura são infinitamente maiores do que qualquer governo ou governante.

Arte Autêntica


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!