Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Relações interpessoais

Relações interpessoais

Como os projetos culturais impactam positivamente nas relações interpessoais?

O ser humano vive em grupos. A partir do momento, na sua história evolutiva, que se uniu a outros membros de sua espécie, se tornou mais protegido e passou a ter uma maior demonstração de força perante o mundo ao redor.
Sem a vida em conjunto, a humanidade jamais conseguiria alcançar o patamar da sociedade atual. Talvez sequer teria durado até os dias de hoje. Sua existência moderna é baseada em produção coletiva de conhecimento e construção de culturas plurais que lhe provenham identidade.
A interação contínua com outros seres humanos transforma o indivíduo, e, por consequência, transforma a sociedade na qual ele se insere. Não existe cultura sem a troca de vivências.

Projetos culturais e as relações interpessoais

A cultura tem um papel importante no processo de reconhecimento dos indivíduos enquanto um grupo coeso. Ela proporciona bem-estar e agrega valores de socialização, tornando as pessoas dispostas a manterem relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
Através de projetos culturais, é possível concretizar ações de inclusão social de pessoas que, normalmente, ficariam isoladas do resto da sociedade. Nesse universo da arte, pouco importa a origem do indivíduo, sua bagagem acadêmica ou nível social.
Outro fator muito importante em relação aos movimentos culturais é a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Muitas das ações criam um ofício para a juventude, lhes dão uma chance de usar a arte como ferramenta para manter o sustento da sua família. Isso é essencial para evitar que escolham caminhos do crime, por exemplo.

A cultura e a construção do futuro

Projetos de música, teatro, dança, arte em geral, são ferramentas poderosas de transformação de futuros. Eles são capazes de mudar o curso de vidas periféricas que antes iriam para caminhos de vulnerabilidade.
Uma comunidade com consciência do valor da cultura tem mais oportunidades de construir o futuro de seus jovens de maneira positiva e bem-sucedida, os ajudando a escolher as opções mais responsáveis.
Por isso é urgente que a sociedade abrace causas culturais e artísticas, para dar chance aos seus jovens. Nenhum lugar é mais produtivo para gerar responsabilidade social, confiança e crescimento, além de trazer a tona o protagonismo juvenil.

Como contribuir para o cenário cultural

Visto todas essas vantagens de se utilizar da arte e da cultura como ferramentas de transformação social, existem maneiras de contribuir para que esse cenário se torne mais forte. Algumas delas são:

  • Apoiar, com trabalho voluntário e doações, projetos que desenvolvam atividade culturais, de qualquer natureza. Eles estão sempre precisando de ajuda para seguir criando protagonismo na juventude.
  • Enquanto empresa, patrocinar entidades culturais e artísticas. Isso colabora para uma sociedade mais equilibrada e sempre tem retorno de visibilidade para o negócio.
  • Enquanto sociedade, comparecer e divulgar ações desse tipo. Sempre incentivando e colaborando para que os jovens de sua família se interessem.

Somente com a união de todos os níveis da sociedade teremos uma melhora da vida da juventude, principalmente por meio de projetos culturais que os auxiliem na jornada até a vida adulta, com responsabilidade e senso de coletividade.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!