Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância de ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes

repertório-cultural-crianças-adolescentes

Ampliar o repertório cultural é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Afinal, é por meio dessa base de conhecimento que acontecem intercâmbios culturais e, consequentemente, o enriquecimento do saber. Além disso, prepara os jovens para exercer sua cidadania e respeitar as diferenças.

Para entender melhor a importância de ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes, continue a leitura. Neste conteúdo, abordamos o conceito de repertório cultural, bem como as vantagens de se investir nessa abordagem. Veja!

O que é repertório cultural?

Repertório cultural pode ser compreendido como todo o conhecimento que uma pessoa acumula a partir de suas experiências nesse âmbito, ou seja, tudo que ela vê, aprende e conhece no ambiente cultural.

Nesse sentido, vale destacar que o repertório cultural (e pessoal) de cada um está em constante construção, uma vez que se baseia na sua capacidade de observar e tomar as experiências como uma maneira de formar conhecimento.

Quais são as vantagens de se ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes?

Ampliar o repertório cultural de crianças e adolescentes é uma forma de fazer com que elas se desenvolvam, tanto social como culturalmente. A seguir, conheça algumas vantagens de se investir nessa abordagem:

• Em primeiro lugar, podemos dizer que investir na formação de um bom repertório cultural pode fazer com que as crianças e adolescentes aumentem sua intelectualidade;
• Investir no repertório cultural também pode ampliar a visão de mundo das crianças e adolescentes;
• Forma crianças e adolescentes capazes de respeitar às diferenças;
• Ajuda a formar um comportamento infantil mais empático, que se coloca, portanto, no lugar do outro;
• Desperta o senso de responsabilidade social dos jovens;
• É uma abordagem que faz com que os jovens tenham maior senso de colaboração.

Diante do exposto, não há dúvidas de que investir nessa abordagem é a melhor solução quando o que se busca é desenvolver crianças e adolescentes empáticos, inteligentes e responsáveis, tanto social como culturalmente.

Como aumentar o repertório cultural de crianças e adolescentes?

Para ampliar o repertório de crianças e adolescentes, você pode investir em soluções diversas, tais como:

Música

A partir da música, as crianças e adolescentes não apenas conhecem a história de artistas e instrumentos, sabendo como tocá-los, mas também se desenvolvem a partir da convivência com pessoas diferentes. Além disso, desenvolvem o senso de responsabilidade e de colaboração.

Por exemplo, você pode colocar seu filho em uma orquestra sinfônica, que exige empatia, colaboração, responsabilidade e respeito às diferenças por parte do membro.

Arte

Outra forma de aumentar o repertório cultural de crianças e adolescentes é fazendo com que elas tenham contato com a arte, de uma maneira geral, como pintura, dança, cinema, fotografia, literatura, teatro etc. Esse mundo pode ensinar muito a elas, sem dúvida.

Em síntese, investir na ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes é essencial, principalmente quando o desejo é formar pessoas sensíveis e empáticas.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Nele, estamos sempre compartilhando informações que podem enriquecer mais seus conhecimentos.

PATRIMÔNIO CULTURAL


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!