Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância da segurança alimentar e melhoria da nutrição no país

alimento-segurança-alimentar

A disponibilidade de alimentos e o acesso das pessoas e o consumo adequado a estes são os pilares que fundamentam o conceito de segurança alimentar. A segurança alimentar é um conjunto de práticas, geralmente desenvolvidas por nutricionistas, para garantir os hábitos alimentares das pessoas.

Para que entenda melhor, elaboramos este artigo para apresentar a importância da segurança alimentar e a melhoria da nutrição no país. Veja!

O que é segurança alimentar?

O conceito de segurança alimentar foi desenvolvido nos anos de 1970, e, nessa época, levou-se em consideração, para definir o seu conceito, as variáveis econômicas, sociais e culturais.

Mas, então, de acordo com a definição estabelecida na Conferência Mundial da Alimentação (CMA) ocorrida em Roma em 1996, a segurança alimentar ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros e nutritivos para atender às suas necessidades. E, assim, garantir uma vida saudável e ativa.

Muitas pessoas, ainda hoje, confundem segurança alimentar com alimentos seguros, achando que se trata da mesma coisa. Então, o conceito do primeiro já temos. O segundo diz respeito à qualidade dos alimentos, tem relação, portanto, com a forma como os alimentos são produzidos (obedecendo, por exemplo, às normas da Anvisa).

Qual a importância da segurança alimentar?

A segurança alimentar, como vimos, é uma política que busca garantir que os alimentos se tornem disponíveis para as pessoas, de uma forma geral, garantindo a elas, assim, condições necessárias mínimas para que se alimentem adequadamente.

Vale acrescentar que a segurança alimentar não se preocupa apenas em disponibilizar alimentos para as pessoas ou garantir as condições necessárias para que isso ocorra. Mas fornecer alimentos equilibrados, que sejam capazes de nutrir o corpo de forma adequada, dando a ele energia necessária para a realização das atividades diárias.

Assim, a segurança alimentar é uma forma de garantir que as pessoas se alimentem bem e melhor.

Melhoria da nutrição alimentar no Brasil

De uma forma geral, o Brasil tem dado significativa atenção à nutrição de sua população. Um exemplo nesse sentido foi o lançamento da primeira edição do “Guia Alimentar para a População Brasileira”, publicado em 2006.

Esse documento traz, basicamente, recomendações para o estabelecimento de uma alimentação mais saudável para nossa população. Em 2014, as diretrizes foram revisadas e a pretensão final foi preparar a segunda edição do documento, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre alimentação entre os brasileiros. Também buscou promover, de modo geral, a melhoria da nutrição alimentar do país, bem como a segurança alimentar.

Hoje, vale dizer, qualquer conselho nutricional deve ser baseado em evidências científicas. Nesse contexto, precisamos ter em mente que a nutrição é uma ciência dinâmica e que a pesquisa e a descoberta de novas fontes nutricionais estão em constante evolução.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso site para ter acesso a outros artigos. Por isso, não deixe de aproveitar, ok?

Caso tenha ficado alguma dúvida quanto a este conteúdo, não deixe de entrar em contato conosco. Combinado?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!