Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como desenvolver o senso artístico nos filhos?

arte-filhos-senso-artístico

A arte é algo fundamental para a vida de todos, seja para praticar e fazê-la, seja para contemplar e se sentir mais feliz a partir do momento em que grandes produções, sejam musicais, na pintura, no cinema ou outro, se colocam no nosso caminho. Mas a proximidade com a arte não é algo que entra na vida a qualquer momento.

É fundamental que, desde pequenas, as pessoas tenham este contato. Por isso, é papel dos pais desenvolver senso artístico em seus filhos já na infância, para que isso possa ser acompanhado ao longo de toda a vida.

Mas como fazer para trazer este senso e essa aproximação? É o que falaremos a seguir, apontando algumas ações importantes para que os pequenos apurem seus sentidos em relação à arte e, desta forma, incluam-na em suas vidas.

Como desenvolver o senso artístico nos filhos

O primeiro passo é aproximar os filhos de todo tipo de representação artística. Eles precisam se sentir próximos desta realidade para que o senso e o conhecimento sobre o tema se aflorem em suas mentes.

Neste sentido, é fundamental que os pais levem os filhos a eventos, a museus, a peças de teatro, a shows de música. Não importa qual seja o tipo de arte envolvida, o ponto aqui é tornar, para os filhos, o contato com a arte algo natural.

Assim, eles terão maiores oportunidades de se interessarem em tocar algum instrumento, em fazer teatro ou qualquer outra atividade relacionada à arte. Este senso só chegará se eles estiverem próximos a ela. Isso acontece com este estímulo de ir a locais para contemplação de obras de arte.

Outra ação bastante útil é, em casa, estimular a realização de práticas. Claro, no lar pode não haver a estrutura técnica de uma escola de artes. Mas é possível abrir espaço para que os filhos expressem suas vontades e gostos neste sentido.

Dê liberdade para que eles desenhem, tenha um espaço reservado para eles dançarem se quiserem. Também é importante não reprimir qualquer manifestação. Claro, por vezes o próprio ambiente da casa reserva alguns limites, físicos e comportamentais, mas liberar a expressão é fundamental e é uma maneira de estimular o senso artístico.

Além disso, matricular os filhos em atividades que tenham este propósito, de praticar alguma arte, também é uma maneira de desenvolver o senso artístico.

Neste caso, porém, é importante não forçar a criança, não colocar muita responsabilidade, pois isso pode causar o efeito inverso, com os filhos se desconectando e pegando birra com aquela atividade específica. Portanto, é essencial que as aulas e atividades sejam naturais e tenham a criança animada e feliz em realizá-las. Se, depois de algum tempo, ela sentir que quer se especializar e, de repente, tornar isso uma profissão, ótimo. Mas, no primeiro momento, é um gosto para ela aumentar seu senso artístico.

Estes são alguns aspectos relevantes que os pais devem levar em conta para ajudar os filhos a desenvolverem o gosto pela arte. Seja a música, seja o teatro, o cinema, a pintura… o importante é que este senso seja construído desde a infância, indo até o resto da vida.

A importância da educação patrimonial para a valorização da cultura


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!