Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância dos sítios arqueológicos

sítios-arqueológicos-locais-vestígios-humana

Para entender um pouco mais a respeito dos sítios arqueológicos é preciso, primeiramente, compreender o termo de forma mais abrangente. Ele pode gerar certa confusão com outro, que são os sítios paleontológicos, mas esses dois nada têm a ver na prática.

Assim, é possível afirmar que os sítios arqueológicos são locais nos quais anteriormente foram encontrados vestígios de ocupação humana. Nesse caso, vale destacar que essa ocupação pode ser tanto antiga quanto recente.

Entretanto, se todos locais fossem categorizados dessa forma pelos arqueólogos, bastando haver a ocupação, seria possível até mesmo classificar locais como residências enquanto sítios arqueológicos. Então, alguns pontos são levados em consideração nesse processo.

Portanto, os locais que são registrados dessa forma levam em consideração pontos como a importância científica do que foi encontrado na região, especialmente para a compreensão da história da humanidade. Considerando essa visão se torna mais fácil compreender o termo.

Sítios arqueológicos

Os sítios arqueológicos são estudados pelos arqueólogos para que eles consigam compreender um pouco mais a da existência humana através dos vestígios deixados ao longo dos tempos. Atualmente, são mais de 20 mil sítios arqueológicos já registrados no Brasil.

Nesses locais, os vestígios considerados relevantes passam por pinturas rupestres, construções antigas e artefatos, por exemplo. Todos eles são vistos como materiais arqueológicos usados para pesquisas que visam identificar comportamentos do passado.

A confirmação de que um determinado local pode ser considerado um sítio arqueológico é realizada após a visita de um arqueólogo, que fará uma avaliação e, por fim, poderá ter a visão necessária para concluir o processo de forma positiva ou negativa quanto à definição.

Todos os vestígios encontrados, após terem passado por uma avalição, serão em seguida catalogados e, posteriormente, serão enviados para locais que ficarão com a responsabilidade de avaliar e armazenar todo esse material.

Sítios arqueológicos no Brasil

No Brasil, os sítios arqueológicos são protegidos através da lei e é crime que qualquer um deles seja destruído ou influenciado negativamente por qualquer tipo de ação humana.

Além dessa definição, os sítios arqueológicos também são declarados como patrimônio cultural da região onde se encontram. E, por consequência disso, também não podem ser afetados por qualquer tipo de ação humana.

Assim, é necessário que os donos de locais que encontrarem qualquer tipo de suspeita ou de vestígios arqueológicos informem imediatamente os órgãos responsáveis por tais avaliações para que estes iniciem o processo de análise.

Todos esses materiais são de extrema importância para que haja uma maior compreensão a respeito da história, visto que podem trazer informações importantes a respeito região onde são encontrados e, um modo geral, beneficiam o conhecimento da história do Brasil.

Portanto, os sítios arqueológicos devem ser preservados de forma que mantenham as informações encontradas, como as conhecidas pinturas rupestres, que não podem ser encaminhadas para museus ou outros locais de proteção, como os pequenos objetos costumam ser.

A destruição desses vestígios leva consigo parte da história do local e também informações de valor para compreender detalhes a respeito da sociedade que viveu nessas áreas há vários anos atrás, demonstrando com clareza a importância dos sítios arqueológicos.

Saiba o que é patrimônio arqueológico


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Click to listen highlighted text!