Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Características da voz soprano

soprano-voz-classificações-aguda

A soprano é uma das classificações vocais exclusivamente feminina, por ser mais aguda ela é muito apreciada no teatro e na ópera. Neste texto vamos falar sobre as características da voz soprano.

Apesar de fina, suas características transformam esse tipo de voz em algo agradável. Ela também é extremamente poderosa, o que a deixa muito mais expressiva do que as classificações mais graves.

Classificação vocal

A classificação vocal separa os tipos de vozes em seis categorias mais comuns. Sendo que elas são divididas em vozes masculinas, femininas, agudas e graves.

As seis categorias da classificação vocal são:

– Baixo: voz masculina mais grave;
– Barítono: voz masculina com timbre intermediário;
– Tenor: voz masculina mais aguda;
– Contralto: voz feminina mais grave;
– Mezzo Soprano: voz feminina intermediária;
– Soprano: voz feminina aguda.

Essa classificação é muito utilizada para determinar quais as notas o cantor pode alcançar com mais conforto. Entretanto, ela não é restritiva. Isso quer dizer que, com o treinamento adequado, uma soprano pode alcançar as mesmas notas que uma mezzo soprano.

Características da voz soprano

Soprano é a classificação mais aguda das vozes femininas. Entre as características da voz soprano mais conhecidas está o seu maior alcance vocal.

Quando estamos falando em música popular, esse tipo de voz pode variar entre as notas G3 e F5. Agora, no que se refere a música lírica e óperas, ela pode alcançar notas ainda mais agudas.

Além do alcance, outra das características da voz soprano é a sua força. A grande potência, somada com as notas mais agudas dão mais expressividade para as apresentações, o que conquista a atenção e o gosto do público.

Em relação à música pop, não é comum encontrar cantoras cuja voz possa ser classificada como soprano. Nessa área é mais comum encontrar representantes com classificação mezzo soprano e contralto.

Uma voz soprano que faz muito sucesso no universo da música pop é a cantora americana Cyndi Lauper. Já no Brasil, as vozes de Gal Costa e de Sandy se destacam como sopranos de sucesso da música popular.

As características da voz soprano, como expressividade e potência, fazem dela um recurso comum nos palcos de teatro e das óperas. A dramaticidade entregue por essas vozes confere mais emoção às interpretações e é capaz de impressionar o público.

Tanto que alguns dos papéis mais importantes do teatro foram escritos para serem cantados por uma soprano. Podemos citar aqui dois dos musicais mais famosos de todos os tempos: Os Miseráveis e O Fantasma da Ópera.

As personagens Cosette (Os Miseráveis) e Christine Daaé (O Fantasma da Ópera) foram escritos para serem interpretados por atrizes cuja voz seja classificada como soprano.

Subclassificação do Soprano

Na ópera, a voz soprano tem um alcance interessante e pode ser subdividida em outras categorias conforme a extensão vocal, a coloração do timbre, o seu peso relativo, os estilos e as técnicas vocais exigidas.

As subdivisões da classificação soprano são:

– Coloratura;
– Ligeiro;
– Soubrette;
– Soprano lírico;
– Soprano spinto;
– Soprano dramático.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!