Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda quais são os principais instrumentos de sopro

instrumento de sopro

Assim como boa parte do que existe no universo, incluindo nós, humanos, os instrumentos musicais são divididos em famílias. Uma família é formada por membros que se relacionam entre si, compartilhando algumas semelhanças. No caso da música, tais semelhanças costumam estar ligadas ao material de fabricação e ao som produzido por cada um destes instrumentos.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre uma família bastante particular: a do sopro. Você já se perguntou como o simples ato de soprar o vento através de um instrumento oco é capaz de criar sons incríveis e composições extremamente complexas? Para descobrir mais sobre o assunto, basta continuar com a gente durante todo este artigo.

Curiosidades sobre os instrumentos de sopro

Os primeiros instrumentos de sopro surgiram há mais de 20 mil anos, quando homens e mulheres utilizavam galhos ocos de árvores e ossos secos para emitirem sinais de alerta ou sons tribais.

A evolução da música, do ponto de vista humano, é classificada da seguinte maneira: primeiro, surgiram as canções, em seguida as percussões e, pouco depois, os instrumentos de sopro. Ou seja, é possível ver a importância dessa família!

Algumas curiosidades sobre tais instrumentos, que merecem ser relembradas, são:

  • Nos primeiros instrumentos de sopro, as notas eram geradas através da respiração. Logo, bastava prendê-la ou soltá-la para emitir sons diferentes, além de colocar menos ou mais força;
  • Milhares de anos atrás, os instrumentos de sopro costumavam apresentar apenas uma nota. No entanto, chineses e egípcios adicionaram buracos extras aos seus instrumentos, para diversificarem os sons;
  • Acredita-se que, entre os instrumentos de sopro utilizados até hoje, o clarinete seja o mais antigo (com mais de 700 anos) e o saxofone o mais recente (datado de 1846);
  • Os instrumentos de sopro costumam receber duas classificações: metais e madeiras.

Instrumentos de sopro: metais

Os instrumentos de sopro conhecidos como metais são simplesmente os que emitem sons através das vibrações causadas pelo sopro no bocal. Entre esses instrumentos encontramos:

Trompete

Criado por volta do século XV, o trompete funciona da seguinte maneira: o músico sopra o ar pelos lábios quase fechados, mudando a tensão labial e os dedilhados nas válvulas do instrumento, o que faz com que as notas se diferenciem umas das outras.

Trombone

Seu nome significa, em italiano, algo como “grande trombeta”. Assim como nos outros instrumentos de sopro, o som do trombone é produzido pelo zumbido dos lábios no bocal. O trombone também possui uma peça bastante particular: o slide. Nesse caso, tal peça serve como um mecanismo que altera o tamanho do instrumento, mudando a altura dos sons emitidos.

Tuba

Na família dos metais, a tuba é vista como o maior e mais imponente instrumento, sendo facilmente identificado. Entre suas principais características estão:

  • Foi inventada no século XIX;
  • É geralmente construída em latão;
  • Pode ser tocada solo, mas normalmente é utilizada em conjunto com outras tubas (como no caso das bandas marciais);
  • É um dos mais recentes instrumentos nas orquestras modernas.

NAIPE DOS METAIS.

Instrumentos de sopro: madeiras

As madeiras tendem a ser mais curtas e, assim como no caso dos metais, sua classificação diz respeito ao modo como o som é emitido, não ao material de fabricação dos instrumentos. Entre os principais representantes desta família encontramos:

Clarinete

O clarinete é um instrumento que possui uma única palheta, ou seja, uma só lâmina capaz de vibrar com a passagem do ar, produzindo sons. Embora seja muito reconhecido nos dias de hoje pela sua utilização em bandas de jazz e em bandas marciais, o clarinete começou a ganhar fama com Mozart, que o tinha como um de seus instrumentos favoritos.

Flauta

Considerada por muitos especialistas como o primeiro instrumento musical, a flauta cria um som ligeiramente mais alto do que o clarinete. Ao contrário deste, no entanto, a flauta não apresenta nenhuma palheta, produzindo suas notas através do fluxo de ar em sua abertura.

Saxofone

Criado pelo instrumentista belga Adolphe Sax, em 1846, o saxofone surgiu para preencher um espaço vazio entre os metais e as madeiras. Combinando qualidade sonora e agilidade, esse instrumento fornece um equilíbrio incrível entre as duas famílias.

Sua utilização é frequente tanto em orquestras como em bandas de jazz, o que mostra toda a versatilidade do instrumento.

NAIPE DAS MADEIRAS

No final das contas, podemos ver como a família dos instrumentos de sopro é vasta e diversificada, o que garante sons únicos e experiências sonoras memoráveis aos seus apreciadores.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!