Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Tarsila do Amaral: biografia e principais obras

tarsila-amaral-modernismo-brasileiro

Tarsila do Amaral foi uma das maiores artistas brasileiras quando o assunto é artes plásticas.

Conhecida pelo seu protagonismo no Modernismo brasileiro, a desenhista e pintora teve o seu ápice durante as décadas de 20 e 30, e até hoje é uma das artistas mais influentes do século XX.

Conheça um pouco mais sobre a biografia e principais obras de Tarsila do Amaral.

Primeiros anos

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, no Estado de São Paulo, no ano de 1886.

Os primeiros anos de sua vida foram passados nas fazendas de propriedade de sua abastada família, herdadas pelo seu pai, José Estanislau do Amaral Filho, do avô de Tarsila, José Estanislau do Amaral, conhecido como “milionário”.

Tarsila começou seus estudos num colégio de freiras e, posteriormente, no Colégio Sion. Nos anos seguintes, completou sua educação na Espanha, em Barcelona.

Aos 16 anos de idade, pintou “Sagrado Coração de Jesus”, seu primeiro quadro.

Juventude

Em 1906, Tarsila retornou ao Brasil e se casou com André Teixeira Pinto, primo de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, sua mãe.

Com Teixeira Pinto, teve Dulce Pinto, sua única filha.

No ano de 1916, entrou para o ateliê do artista sueco William Zadig, com que estudou modelagem em barro. Quatro anos depois, veio a separar-se de Teixeira Pinto e se mudou para Paris.

Na capital francesa, Tarsila estudou escultura e pintura na Academia Julian, onde teve a oportunidade de aprender com Émile Renard.

Em 1922, retorna ao Brasil, depois de ter aceita uma de suas telas no Salão Oficial dos Artistas Franceses.

Movimento modernista

Foi no ano seguinte que, retornando à Europa, Tarsila passa a manter contato com integrantes do Modernismo, tais como Oswald de Andrade.

Em 1925, este poeta publicou, em Paris, seu famoso livro de poesias “Pau-Brasil”, ilustrado por Tarsila. No ano seguinte, os dois se casam e Tarsila consegue realizar sua primeira exposição na capital francesa.

Sabe-se que Tarsila não teve participação direta na Semana de 22, mas isso não a impediu de integrar o chamado Grupo dos Cinco, com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Anita Malfatti.

Em 1929, Tarsila fez sua primeira exposição individual no Brasil, em São Paulo.

No ano seguinte, Tarsila é deixada por Oswald de Andrade, que foi viver com a vinte e quatro anos mais nova Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu.

Principais obras

A obra de Tarsila do Amaral pode ser classificada em três fases diferentes, que espelham o momento da vida da artista e da arte em suas respectivas épocas.

A primeira fase ficou conhecida como Pau-Brasil, tendo início em 1924 em parceria com Oswald de Andrade e seu “Manifesto Pau Brasil”.

Dentre as principais obras dessa fase, repleta de cores e formas típicas da tropicalidade e do incipiente urbanismo do Brasil, podemos citar “A Estação Central do Brasil” (1924) e “O Pescador” (1925).

A segunda fase, denominada Antropofágica, deu à luz as obras mais conhecidas de Tarsila do Amaral, como “Abaporu” (1928), que serviu de inspiração para o Movimento Antropofágico.

Na última fase de sua obra, chamada de Social, Tarsila se voltou para a situação social do país, retratando trabalhadores em famosos painéis como “Operários” (1933).

Arte contemporânea


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!