Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Técnicas vocais: saiba como aprimorar sua voz

canto-vocal-tecnicas-voz-exercicios

Você tem vontade de aprender boas técnicas vocais para aprimorar a sua voz? De fato, essas técnicas são muito saudáveis e proporcionam uma boa qualidade sonora ao seu aparelho fonatório.

Se esse for o seu objetivo, acompanhe a leitura desse artigo e descubra 6 técnicas fundamentais que devem ser aplicadas na sua rotina.

1. Mantenha uma rotina de exercícios

Pode até parecer clichê, mas vale a pena mencionar que a prática constante das atividades é capaz levar um ser humano à perfeição. O mesmo movimento acontece com os exercícios vocais. Sendo assim, é possível mencionar que a realização diária dos exercícios vocais é extremamente útil para aperfeiçoar a técnica da sua voz.

No entanto, também é aconselhável fazer aulas de canto, bem como ter encontros semanais com um orientador capacitado. Contudo, uma dica valiosa consiste em praticar exercícios vocais diariamente, por cerca de 30 minutos.

2. Respire corretamente

Tenha em mente que quanto melhor for a sua atividade de respiração, melhor também será a qualidade da sua voz. Sendo assim, além de fortalecer o sistema respiratório, a prática constante das técnicas vocais proporcionadas pelos exercícios também ajudará a relaxar a mente e aliviar o estresse.

Por isso, separamos uma dica de exercício:

  • Deixe os ombros e o peitoral completamente relaxados;
  • Mantenha uma respiração profunda e agradável;
  • Inspire o ar pelo nariz;
  • Na sequência, expire fazendo o som de “ss” para obter controle sobre o fluxo de ar;
  • Depois inspire contando até quatro. Após isso, segure a sua respiração por quatro segundos e expire contando até quatro novamente.

3. O aquecimento é uma das melhores técnicas vocais

Se você não aquecer a voz, certamente, a sua performance será prejudicada. Além disso, a falta de aquecimento pode causar danos na corda vocal. Com base nisso, o aquecimento deve ser realizado sempre antes de cantar. Considere fazê-lo por cerca de 30 minutos e não se esqueça de desaquecer a voz após o canto.

4. Exercite os músculos da face

Quem gosta de cantar não pode ter vergonha de mexer a musculatura facial. Muito pelo contrário: esses músculos trabalham intensamente. Com base nisso, muitos exercícios podem ser realizados. São eles:

  • Enrugue e estique os lábios
  • Faça um movimento de bocejo;
  • Relaxe as suas bochechas;
  • Dê um sorriso aberto e largo;
  • Experimente franzir o nariz;
  • Arqueie as suas sobrancelhas;

5. Grave a sua voz ao cantar

Gravar a voz é uma das melhores técnicas para analisar a sua performance no momento em que você estiver cantando. Pode parecer banal em um primeiro momento, mas acredite: manter essa rotina te ajudará a corrigir todos os erros, desde os mais simples aos mais acentuados.

Então, após realizar a gravação, faça uma análise do áudio em questão. Observe a sua capacidade de respiração e sustentação, bem como a qualidade de afinação e de alcance das notas.

6. Cuide do seu instrumento

Por fim, cuide bem da sua voz, afinal, ela é o seu instrumento de trabalho. Com base nisso, evite gritar, fumar, tomar bebidas geladas e ingerir comidas muito quentes. Além disso, não coloque pressões excessivas na sua voz e beba bastante água.

Também é recomendado gargarejar após as refeições. O objetivo é tirar os possíveis fragmentos de comida das cordas vocais.

Cuidados com a voz


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!