Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba quais são os tipos de orquestra que existem

orquestra-música-tipo

Para quem gosta de música, as orquestras são sempre grandes espetáculos, todos os instrumentos tocando em conjunto, numa sinfonia de cair os queixos, o maestro com suas gesticulações conduzindo todos os músicos ao mesmo “lugar”, com a melodia precisa e emocionante. Não é de hoje que as orquestras têm destaque no quadro cultural da sociedade. Contudo, quem já assistiu a alguns espetáculos pode ter notado, que de conjunto para conjunto, existem algumas diferenças, seja na questão de onde se apresentam, por exemplo, pequenas salas ou grandes teatros ou no número de integrantes.

O fato é que existem distinções. Desse modo, no artigo de hoje explicaremos os tipos de orquestra e suas peculiaridades.

Origem da Orquestra

Os tipos de orquestra existentes

A princípio é preciso separar os grupos existentes das orquestras. Eles se dividem em: orquestra sinfônica, orquestra filarmônica e orquestra de câmara. Vamos expor os detalhes de cada uma a seguir.

Os dois primeiros tipos se ressaltam e causam indagações, pois, atualmente, caso você vá assistir a uma e outra pode não notar diferença alguma, já que são realmente muito parecidas. As duas comportam mais de cem músicos, que se apresentam em grandes teatros. As músicas que fazem parte do show são geralmente as mesmas: as clássicas eruditas. Bom, mas se existe diferença nominal, deve existir no palpável, certo?

Aparentemente a diferença está no contexto histórico das criações dos modelos. Segundo o Maestro Eduardo Ostergren, a orquestra sinfônica era composta por músicos profissionais, que tinham o objetivo de gerar lucro, além do prazer de se apresentar. Já a orquestra filarmônica, era composta por músicos que tocavam pelo amor a música, sem o objetivo de também gerar receita. A diferença, dessa maneira, se encontra nos meandros dos detalhes históricos e de objetivos.

Entretanto, comparando esses dois tipos de orquestra com o terceiro tipo citado, de câmara, encontraremos algumas considerações mais interessantes e distintivas a comentar.

Sobre a orquestra de câmara

Para começar, a diferença mais gritante, que qualquer pessoa a assistir percebe, é a quantidade de músicos, diferentemente das duas citadas acima, que possuem mais de uma centena de músicos, esta se define pelo pequeno número, variando de uma dezena a duas dezenas de integrantes. Ou seja, cerca de 5 vezes menor. Há bandas com menos pessoas, mas quando acontece isso, são chamadas por outros nomes, não orquestras.

Outra diferença está na questão dos tipos de instrumentos, ao contrário das anteriores, a orquestra de câmara leva em uma apresentação, um ou dois tipos de instrumentos (corda, sopro madeira ou metal e percussão). Na maioria das vezes, se apresentam com um tipo só, como é o caso das mais famosas, que se apresentam com violinos e violoncelos.

Conclusão

Portanto, conseguimos distinguir os três tipos predominantes de orquestras, passando por um contexto histórico, de interesses, quantidade de integrantes e até mesmo os tipos de instrumentos utilizados. Por se tratar de um evento tão belo e emocionante, vale a pena conferir com os próprios olhos as diferenças, e sentir ao vivo o que causam cada tipo de orquestra.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!