Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda as principais diferenças entre tom e semitom

notas-musicais-tom-semitom-sustenido-bemol

Alguns conceitos musicais são essenciais para o estudo e aprendizado dos alunos de música. Para quem está estudando a música ou algum instrumento musical em específico, é essencial saber o que significa o conceito de tom e semitom e quais suas principais diferenças.

Não, com certeza, nenhum bicho de sete cabeças nisso, visto que, tom e semitom são apenas duas variáveis de notas compostas em um braço de violão ou nas teclas de um teclado.

Neste último, os semitons são representados pelas teclas pretas, enquanto no violão não há marcação dos semitons e apenas seu estudo detalhado fará você identificar sua diferença, inclusive de sonoridade.

Entendendo escala

Para poder compreender com mais clareza do que estamos falando, precisaremos saber sobre escala musical ou escala natural. Ela é formada por 12 notas musicais. Com certeza, você já deve ter ouvido falar que temos em uma escala apenas sete notas musicais. Pois, é justamente neste ponto que estamos querendo chegar. Além das sete notas musicais que todos nós já conhecemos serem: DO, RE, MI, FA, SOL, LA SI, nós temos também os chamados “acidentes musicais”.

Acidentes musicais: o que são?

Esse nome se dá para as notas que fazem o menor intervalo entre uma nota natural e outra. Se você pegar um violão neste exato momento e fazer uma pestana com a nota FA MAIOR, você terá uma nota FA natural.

No entanto, se você caminhar uma casa para frente, você terá um FA SUSTENIDO, ou, como na grafia musical F#. O “#” serve para representar os acidentes musicais sustenidos de uma nota natural. Nesse caso, você terá um semitom acima, ou, meio-tom acima da nota FA.

Se você caminhar mais uma casa, terá um SOL ou um G na grafia musical. No entanto, se você caminhar uma casa para frente, você terá um SOL SUSTENIDO ou um G# na grafia musical. No entanto, se você estiver na nota G e caminhar uma casa para trás, você terá um SOL BEMOL ou um GB.

Você se perguntará: mais a sonoridade é a mesma do F#. Sim! É! O que muda é a ordem e a posição das notas na escala musical. Portanto, se você se deparar em uma cifra musical com a nota GB ou SOL BEMOL, saiba ser a mesma F# ou FA SUSTENIDO, e assim, consecutivamente no braço do violão ou nas teclas do teclado.

Um tom, um semitom: entendendo a diferença

Uma parte importante no que se refere ao conceito de escala musical. Os tons e semitons são representados pelas notas naturais e seus respectivos intervalos. Cada nota natural no braço do violão ou nas teclas do teclado possuem seu tom e semitom, com exceção das notas MI ou E, na grafia musical e SI ou B, na grafia musical.

Após a nota E, temos o FA, por este motivo, não temos um sustenido, porém, podemos dizer que temos um bemol, pois, a nota RE sustenido ou D# na grafia musical, se torna MI BEMOL OU EB, quando retornamos um semitom na escala musical. O mesmo acontece com o SI ou B. Não temos um sustenido dessa última nota, porém, se retrocedermos uma casa, teremos um SI BEMOL, ou BB que terá a mesma sonoridade do LA SUSTENIDO, ou A#.

Gostou deste texto? Compartilhe!

Importância da Bossa Nova para o Brasil


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!