Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Transformação Social

Transformação social

Entenda o que é e como ela impacta na sociedade

Ver o mundo com outros olhos e olhar para a diversidade da vida com esperança pode não ser uma tarefa simples, mas é essa experiência que causa transformação social. Associada à educação, a arte e a cultura são capazes de construir um mundo diferente, onde as pessoas conseguem respeitar o espaço do outro.

A bagagem cultural que integra pessoas ao mercado de trabalho, ao lazer e à cultura e à construção do próprio futuro transforma em realidade os direitos sociais. Para a mudança acontecer, no entanto, é necessário que as pessoas estejam comprometidas em repassar conhecimento para as próximas gerações.

Atitudes que geram a semente do bem na sociedade

Ler um livro, ouvir uma música, aprender um novo idioma, conversar com pessoas mais velhas ou mais novas e questionar o mundo são atitudes que causam transformação social. Mas as mudanças vão além.

O que proporciona felicidade às pessoas e impacta a sociedade é saber que estão contribuindo para fazer o outro feliz. Quando se lança uma semente do bem, colhe-se frutos de sabedoria. E é isso que a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) faz desde 2013: transforma jovens através da cultura e da arte e os prepara para a vida social.

A transformação social como ferramenta de inclusão

A Sabra é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações e projetos voltados ao desenvolvimento cultural e social. A inclusão social e o resgate do conhecimento são as iniciativas que movem a entidade.

Para promover a transformação socialno mundo, a entidade aposta no jovem e na música. São missões desenvolvidas pela entidade:

• Inclusão e integração social dos jovens por meio da cultura e da arte;

• Integração dos jovens no mercado de trabalho;

• Auxílio na construção do próprio futuro de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação vulnerabilidade social.

Os projetos coordenados pela Sabra, como a Orquestra Sinfônica de Betim, o Coro e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita, a Oficina Musical de Betim e os corais adultos e infantis são exemplos de atividades que promovem transformação que impacta na sociedade.

Além da inclusão social, os projetos também geram aprendizado e crescimento, uma vez que são portas de entrada ao mercado de trabalho para jovens músicos.

Por ano, por exemplo, a organização oferece 74 vagas para jovens músicos e mais de 20 mil ingressos para participação nos concertos didáticos.

Levar um jovem a participar de um projeto, por exemplo, também é uma forma de retirá-los da situação de risco e vulnerabilidade social. É isso que resgata a sua identidade e o faz com que ele se sinta motivado a pensar em novas formas de exercer sua cidadania.

A música como projeto social que impacta no desenvolvimento humano

Diversas pesquisas mostram que o ensino da música tem influência fundamental no desenvolvimento humano. Além da inclusão, os benefícios incluem melhora no processo de memorização e da autoestima, no uso dos sentidos e do raciocínio lógico e no desenvolvimento da imaginação, da autoestima e da linguagem.

Para os mais jovens, os estudos mostram que a música é capaz de melhorar o aprendizado de outras matérias escolares, como matemática e português.

Quando se fala de relacionamento interpessoal, a música também é ponto-chave em promover transformação social. A prática da atividade em grupo, por exemplo, estimula a sincronia, o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito aos outros em toda a sua diversidade.

Para conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de inclusão e os projetos que trazem benefícios para a sociedade, acesse: https://www.sabra.org.br/site/. Ao ajudar a divulgar o trabalho ou contribuir com doações, mais uma semente do bem é lançada!

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!