Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Trompas e trombones: entenda as diferenças

instrumento-trompa-trombone-metal-metais

Fazer música é algo que encanta plateias ao redor do mundo. No entanto, para ser um bom músico é necessário conhecer bem tanto o instrumento que você toca quanto os outros. Sendo assim, conhecer as diferenças entre trompas e trombones, por exemplo, é muito importante.

Em qualquer orquestra há divisões entre os instrumentos musicais para que a organização musical seja a mais perfeita possível. Aqui, esta divisão se dá em naipes ou famílias.

A família dos metais é uma delas. Basicamente, sua composição é por instrumentos de sopro, como os trompetes, as tubas, clarim, corneta, entre outros. Neste post mostraremos a diferença entre dois deles: as trompas e os trombones. Por isso, leia esse texto até o final e saiba mais!

Família dos metais

Os instrumentos que compõem a família dos metais têm duas matérias-primas como elementos principais de sua constituição: bronze e latão. No entanto, hoje já são utilizadas diversas composições de ligas metálicas para construí-los.

Qualquer instrumento do naipe dos metais tem um bocal em uma extremidade, se formos observar. É neste local que a boca do instrumentista fica apoiada para que possa vibrar os lábios e soprar o ar.

Na outra extremidade dos instrumentos, fica a chamada campânula. É através dela que o som e o ar saem juntos.

Outra característica interessante desses tipos de instrumento é que o seu tamanho e o seu formato são muito variados. Isso faz com que a sonoridade de cada um deles seja definida.

As trompas

As trompas são instrumentos muito antigos. A princípio era produzida utilizando chifres como matéria-prima. Depois disso, usou-se madeira e cerâmica.

Ela passou a ser produzida com metais somente depois da humanidade dominar o uso desse material, evoluindo para o que temos hoje em dia.

No naipe de metais, a trompa é o segundo instrumento mais agudo, perdendo apenas para o trompete. Sua característica principal é a enorme extensão que possui.

A trompa é enrolada sobre si mesma, entre as suas extremidades, muitas vezes. Dessa forma, ela faz com que os músicos consigam trazer uma grande variedade de timbres.

Os trombones

O trombone foi criado no século XV, junto com o nascimento das orquestras na Europa. Ele é um tipo de aerofone cuja sonoridade é mais grave que a do trompete e mais aguda que a da tuba.

Há dois tipos principais de trombones, que estão relacionados com sua forma. São eles o trombone de vara e o de pisto.

Para tocar, o trombonista assopra o bocal e movimenta a vara ao mesmo tempo, para trás e para a frente, utilizando um de seus braços. Enquanto realiza esses movimentos, ele vai parando em distâncias diferentes.

Diferenças entre trompas e trombones

Além da aparência física, existem algumas diferenças entre trompas e trombones.

Em se tratando das válvulas, as trompas possuem do tipo rotativas. Estas são chamadas ainda de rotores. Já os trombones têm as válvulas deslizantes.

Além disso, a trompa é um instrumento transpositor. Ela é afinada em Fá e, na sua partitura, ela é representada cinco notas acima do que seria o som real.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe quais são as diferenças entre trompas e trompetes, leia outros posts sobre arte e música em nosso site. Entre em contato para obter mais informações sobre nossos projetos.

NAIPE DOS METAIS.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!