Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Turismo sustentável: o que é e qual sua importância

turismo-sustentável

Sabe o que é turismo sustentável? Se você atua no ramo turístico, é provável que sim. Trata-se de uma abordagem que busca explorar o potencial turístico de um determinado local, mas respeitando o meio ambiente e as comunidades que ficam no lugar ou no entorno.

Para saber melhor o que é e qual sua importância para a sociedade, continue a leitura. Neste artigo, apresentamos o essencial a respeito do assunto.

O que é turismo sustentável?

Basicamente, podemos compreender o turismo sustentável como uma forma de viajar e descobrir destinos. No entanto, nessa aventura, busca-se respeitar a cultura local, o meio ambiente, as pessoas, as tradições e os recursos naturais. Além disso, destacam-se as comunidades locais, com o objetivo de fazer com que os turistas aprendam sobre elas.

Nesse contexto, cabe dizer ainda que a Organização Mundial do Turismo (OMT) define o turismo sustentável como “o tipo de turismo que considera plenamente seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros para atender às necessidades dos turistas, indústria, meio ambiente e comunidades locais”.

Qual a importância do turismo sustentável?

Todos nós que amamos viajar estamos acostumados a pensar que viajar é uma atividade prazerosa e de lazer, considerando que ela proporciona que conheçamos cenários paradisíacos, culturas remotas e comidas únicas. No entanto, esquecemos que o turismo, assim como qualquer setor da economia, tem um impacto positivo e negativo na vida das pessoas e do planeta.

Afinal, uma viagem simples pode provocar uma série de consequências para uma determinada região, como aumento da poluição, desrespeito à cultura da comunidade, morte de animais, como consequência do aumento de lixos depositados nas ruas e lagos etc.

Diante dessa potencial realidade, o que o turismo sustentável faz é justamente educar as pessoas, para que elas adotem um comportamento sustentável, de respeito ao meio ambiente e às tradições locais.

Assim sendo, podemos dizer que o turismo sustentável é importante porque se coloca como uma estratégia necessária para garantir a sobrevivência de culturas e povos e a preservação da natureza. Como consequência disso, passamos a morar em um planeta mais justo.

Como anda o turismo sustentável no Brasil?

O Brasil é reconhecido internacionalmente como um país que conta com uma biodiversidade rica. Aliás, não apenas isso chama a atenção da comunidade internacional, mas também sua cultura miscigenada.

Embora o país apresente essas características, a adoção do turismo sustentável é ainda um desafio. Há, no Brasil, algumas medidas isoladas de turismo sustentável, tanto isso é verdade que temos diversos projetos de revitalização que buscam remover comunidades dos centros históricos de determinadas cidades do país para no lugar construir arena para eventos. Um exemplo nesse sentido é o projeto de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa.

Essa medida não apenas coloca em risco a preservação do meio ambiente, como também a existência das tradições culturais de povos.

Diante do exposto, nota-se que o turismo sustentável é uma estratégia que busca não apenas preservar a natureza, mas também os valores culturais e sociais dos povos, de maneira a construir uma sociedade justa e acessível.

Desenvolvimento sustentável no Brasil e parceria global

Gostou deste artigo? Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!