Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância da valorização do professor de ensino fundamental

professor-estudante-criança-fundamental-ensino-valorizar-motivação-educação-processo-sabra

O ensino fundamental é uma fase muito decisiva para os estudantes. É neste momento que eles têm acesso às bases da educação formal e iniciam o desenvolvimento da capacidade de raciocínio matemático, leitura e interpretação de texto, além de aprimorar sua capacidade de resolver problemas.

Portanto, é durante este período que se forma na criança a relação com os estudos. Assim, as experiências obtidas neste momento são decisivas para a relação que o aluno terá com a escola, provavelmente ao longo de toda a sua vida acadêmica.

E é daí que advém a importância de valorizar o professor do ensino fundamental, como veremos em mais profundidade neste artigo.

O professor como mediador entre a criança e a escola

Como você viu, durante o ensino fundamental a criança forma laços não só com a escola, mas com o sistema educacional como um todo. Desta forma, as vivências deste período são muitas vezes determinantes para a forma como a criança lidará com os anos de estudo que vêm à frente.

Neste contexto o professor do ensino fundamental é um mediador deste processo. Assim, as relações da criança com o profissional têm um grande impacto na postura que o estudante terá diante de sua própria educação.

Valorização = motivação x 2

Diante da importância das relações entre o professor de ensino fundamental e seus estudantes a motivação do profissional é um aspecto chave. Quando o professor é devidamente valorizado, sua motivação aumenta.

E esta motivação o impulsiona a desenvolver novas abordagens. Além disso, propicia que ele tenha um olhar muito mais atento sobre como cada aluno reage aos estímulos.

Isto é crucial porque assim as crianças sentem-se acolhidas. Além disso, num contexto acolhedor e onde o profissional esteja desperto ao que se passa em sala, cada estudante percebe suas potencialidades e sente-se amparado em suas dificuldades.

Desta forma, a valorização do professore é diretamente proporcional a sua motivação. E esta motivação se reflete em seus estudantes.

A coordenação entre metodologia e vivência

Por fim, podemos dizer que a valorização do professor contribui para as escolhas metodológicas mais adequadas. Isto porque, com as crianças na faixa do ensino fundamental, é preciso desenvolver linguagens e processos específicos para o ritmo de cada turma.

O professor valorizado dispõe das ferramentas psicológicas e profissionais para abordar as necessidades específicas de cada classe. Assim, desenvolve metodologias capazes de traduzir de maneira eficiente os conceitos formais a serem trabalhados em vivências construtivas para os alunos.

Deste modo, o processo de aprendizagem ocorre de forma mais fluida. Além disso, o professor ganha a oportunidade de abordar os conteúdos de uma forma mais individualizada e prazerosa.

Assim, possibilita-se a sedimentação dos laços dos estudantes não apenas com o educador (processo fundamental para a confiança e a autoestima dos alunos). Fortalecem-se igualmente os laços das crianças com a escola como um todo.

Como você pôde notar, a valorização do professor do ensino fundamental é extremamente importante. É por meio dela que se constroem pilares fortes para o aprimoramento do educador e de seus processos educativos, e para a adesão ativa dos estudantes ao sistema educacional.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

A importância da educação patrimonial para a valorização da cultura

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!