Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Videoclipes que marcaram a história da música

videoclipe-história-música

Depois que a televisão e o videotape acabaram ganhando espaço, notamos o surgimento de apresentações musicais reprisadas, conquistando a criação de vídeos cada vez mais elaborados pelos produtores.

Por esse motivo, sabe-se que a Era de Ouro dos videoclipes que fizeram história foi nos anos 80, que acabou influenciando os futuros conteúdos musicais que vemos hoje.

Por esse motivo, neste post iremos te mostrar 3 videoclipes marcantes. Confira!

1. Take on Me — A-ha

Antes de tudo, um dos maiores e melhores videoclipes que fizeram história na música pop americana, foi a música “Take on Me”, da banda A-ha. Mesmo que inicialmente tenhamos uma letra bem simples, e porque não, mais “bobinha”, por assim dizer, temos uma execução fantástica.

A moça que está lendo um gibi acaba indo parar no universo dos quadrinhos, entrando na história. À medida que a trama se desenrola, podemos ver diversos vilões tentando prejudicá-la. Logo em seguida, aparece o mocinho tentando salvá-la dos incidentes, se sacrificando por ela ao final da história. Ele aparece no quarto da moça, dizendo que não estará ali por muito tempo.

O videoclipe é todo feito com desenhos de lápis, dispondo de uma técnica bastante conhecida: a rotoscopia. É basicamente o processo de desenhar por cima das imagens que são geradas nos vídeos. Sabe-se que para Take On Me, levou cerca de 16 semanas de produção, com mais de 3000 frases desenhadas manualmente.

2. Thriller — Michael Jackson

Quem não conhece o famoso videoclipe Thriller, de Michael Jackson? Ele foi dirigido por John Landis, e podemos tratar o videoclipe como um mini filme, por assim dizer. Os efeitos especiais que foram colocados na história foram criados pelo Rick Baker, e a trilha incidental foi composta por nada mais, nada menos que Elmer Bernstein. Sabe-se que o orçamento para produção chegou a US$ 1,3 milhões.

No histórico, Thriller chegou a vender mais de 1 milhão de cópias, e na época, a MTV passava o clipe mais de 10 vezes ao dia, a pedido dos ouvintes.

3. Sledgehammer — Peter Gabriel

O videoclipe de Peter Gabriel mostra tudo o que a gente pode imaginar. Stop motion, animações feitas com massa de modelar, galinhas dançarinas, e muitos outros atrativos visuais.

Sledgehammer é um verdadeiro show de ilustração que, apenas por ver, já percebemos que se trata de um trabalho muito bem feito. Sabe-se que o clipe acabou elevando padrão de conteúdos animados, tornando os produtores mais ousados e os músicos ainda mais exigentes.

Sabe-se também que anos depois do clipe, ele foi um dos principais influenciadores da criação do Liquid Television, que é um segmento animado da MTV. Dessa forma, podemos classificá-lo como um dos videoclipes que fizeram história na música.

Gostou desse artigo? Conforme vimos, existem inúmeros videoclipes que mudaram completamente a história do conteúdo em vídeo, se desenvolvendo ao longo do tempo e chegando ao que vemos atualmente — sobretudo no cenário internacional. Por esse motivo, é crucial entender a história desses videoclipes e marco que proporcionaram na indústria da música.

Documentários incríveis sobre música que você precisa conhecer


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!