Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Violão, violino e violoncelo

violão-violino-violoncelo-instrumento-corda

Instrumentos musicais de cordas são todos aqueles que emitem o som primariamente através das cordas presentes em seu corpo. A variedade disponível na prática musical é grande e cada um possui características próprias, conforme seu estilo e gênero musical.

Entretanto, podemos dividi-los em três grupos de acordo com a maneira como esse som é produzido, que são: instrumentos de cordas pinçadas, friccionadas e percutidas. Nestas classificações, encaixam-se os conhecidos violão, violino e violoncelo.

Mas, você sabe a diferença entre eles? A primeira, e mais visível, é a quantidade de cordas que cada um possui, porém existem outras particularidades que influenciam na forma de aprendizado e de como tocar estes instrumentos.

Neste post, vamos apresentar algumas delas e falar um pouco sobre as características desses instrumentos. Confira, a seguir.

Características do Violão

Considerado um instrumento de corda pinçada, pois a principal forma de extrair o som das cordas é com os dedos, palheta ou dedeira. No mundo, é conhecido como guitarra acústica ou clássica. Entretanto, o termo “violão” se popularizou no Brasil por parecer uma viola grande.

Comumente, possui 6 cordas, mas pode ter mais dependendo do estilo pretendido pelo músico. Essas cordas normalmente são de naylon, mas também podem ser de aço, e são enumeradas partindo da nota mais aguda à mais grave, de baixo para cima.

Em geral, quanto mais fina a corda, mais aguda será a nota produzida por ela. O violão é um instrumento versátil, que pode ser utilizado desde em músicas populares até as eruditas.

A seguir, vamos compará-lo com as diferenças do violino. Continue lendo.

Características do Violino

Diferentemente do violão, o violino é um instrumento de cordas friccionadas, pois seu som é extraído com o auxílio de um arco que fricciona as cordas, e é considerado o menor e mais agudo deste grupo instrumental.

Geralmente, possui quatro cordas, afinadas da aguda à mais grave, e um timbre semelhante ao soprano feminino. Contudo, é possível produzir sons mais aveludados se alterada a forma de tocar o instrumento.

Dessa forma, o músico pode também extrair som do instrumento através do pizzicato – termo que representa a técnica de pinçar as cordas do violino com os dedos, ou por col legno – técnica de golpear as cordas com a parte de madeira do arco, ao invés de friccioná-las com as cerdas.

Sendo assim, o violino pode igualmente ser considerado um instrumento eclético, tendo seu principal uso na música clássica, mas fazendo aparições em músicas populares, folclóricas e até no rock.

Outro instrumento que se familiariza muito com o violino é o violoncelo. Saiba mais sobre ele, abaixo.

Características do Violoncelo

Também parte da família dos instrumentos de corda friccionadas, o violoncelo se assemelha muito ao violino, porém com proporções maiores, o que confere características diferenciadas para seu som e a forma de tocá-lo.

Geralmente, é composto por quatro cordas, e seu som é capaz de cobrir toda a extensão vocal masculina e boa parte da feminina.

Pelo seu tamanho, o instrumento é apoiado entre as pernas para ser tocado e, para extrair seu som, é possível tanto friccionar as cordas com o arco, quanto dedilhá-las, conferindo outra característica à música produzida.

Cada vez mais, o violoncelo vem se popularizando, não só em orquestras e concertos de música clássica, como também em bandas de rock e outros estilos musicais.

Agora que você já conhece mais a fundo as características do violão, violino e violoncelo, já escolheu qual deseja aprender?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!