Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como ajudar no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

violencia-criança-adolescente

Devido as políticas de isolamento social criadas em decorrência da nova pandemia do coronavírus, milhares de crianças e jovens sofreram violência em suas casas. Estima-se que tenha havido um aumento de 50% em relação à quantidade de denúncias de atos de violência contra crianças e adolescentes durante a pandemia da Covid-19.

Nesse contexto, se testemunhar qualquer tipo de violência física, sexual ou psicológica contra crianças ou jovens, você pode ajudar, denunciando. A seguir, conheça quais órgãos são responsáveis pelo recebimento de denúncias de violência contra esse público. Confira!

Conselho tutelar (de sua cidade, por exemplo)

Nos casos de violência física ou sexual, como violência praticada por familiares, ameaças ou humilhação de agentes públicos e recusa de tratamento médico, você pode entrar em contato com o conselho tutelar de sua cidade.

Para quem ainda não sabe, o conselho tutelar é uma instituição permanente e autônoma, sem jurisdição, sendo a sociedade responsável por zelar pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Esse conselho foi criado em 1990, portanto, há mais de 25 anos, e cabe a ele receber denúncias de atos de violência contra crianças e adolescentes.

Como dica, verifique as informações de contato do conselho tutelar da sua cidade, mas fique atento: o horário de atendimento pode ter sido alterado em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ligue para o disque 100

De acordo com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), vítimas ou testemunhas que observam a violação dos direitos de crianças e jovens (como violência física ou sexual) podem denunciar anonimamente ligando para 100.

Dessa forma, se assim quiser, você não precisa se identificar, mas somente narrar o acontecimento para que as autoridades públicas tomem providências no sentido de garantir a dignidade da criança ou adolescente.

Apoie as instituições de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Nem sempre iremos presenciar atos de violência contra crianças e adolescentes, até mesmo porque isso pode acontecer em diversos cantos isolados no mundo. Diante disso, você pode tomar outra atitude para eliminar a violência contra crianças e adolescentes, sendo um exemplo nesse sentido o apoio às instituições de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Atualmente, existem inúmeras organizações que se articulam com o objetivo de eliminar a violência contra crianças e adolescentes, a partir de ações como educação, fiscalização e recebimento de denúncias. Um exemplo nesse sentido é a UNICEF. Você pode procurar a instituição para realizar sua doação.

Você também pode apoiar instituições que buscam possibilitar que as crianças e os adolescentes ocupem melhor seu tempo, desenvolvendo atividades lúdicas, como aprender a tocar algum instrumento musical. Essa é uma forma de não só eliminar a violência contra crianças e adolescentes, mas também uma maneira de gerar inclusão social.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. Para ter acesso a outros como este, que tal acompanhar as publicações em nosso blog? Nele, estamos sempre compartilhando posts que podem facilitar sua vida e aumentar seus conhecimentos.

Portanto, não deixe de aproveitar esta excelente oportunidade!

As consequências da desigualdade social no Brasil


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!