Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas para quem quer aprender a tocar violino

violino-instrumento-tocar

O aprendizado de um novo instrumento é sempre um momento muito marcante na vida de uma pessoa. As possibilidades de aprendizado são enormes e com muito esforço e dedicação é possível aprender a manipular até os instrumentos musicais mais difíceis, como o violino.

Se você tem dúvidas e precisa de uma orientação mais direcionada para aprender a tocar violino, não se preocupe. Neste post vamos lhe dar 3 dicas muito interessantes para que você comece com o pé direito nessa jornada de aprendizado. Acompanhe!

Principais dicas para aprender a tocar violino

Por ser um instrumento tão complexo, o violino não é aprendido tão rapidamente. É preciso que haja um processo sólido e contínuo de aprendizado para que você desenvolva essa habilidade com maestria. Veja as dicas que separamos:

1. Seja paciente

Não esqueça que é preciso paciência para alcançar longos objetivos, como o aprendizado de violino. Este é um instrumento musical complexo e que demanda TEMPO! Você não deve se afobar logo no começo das aulas ou ficar triste caso demore um pouco para tocar as primeiras músicas.

O processo é demorado, mas traz resultados incríveis para os musicistas que são pacientes. O tempo que leva o aprendizado varia muito de pessoa para pessoa, mas é possível afirmar que com muito empenho, em dois anos você consegue começar a tocar com bastante afinco e requinte.

Para algumas pessoas esse tempo é maior, chegando a 5 anos em alguns casos. O importante é ter em mente que a recompensa pelo tempo despendido é realmente válida, pois o violino é um dos instrumentos mais interessantes de se saber tocar e principalmente de se ouvir.

2. Saiba escutar

Saber escutar pode ser muito difícil em nossa vida, não é mesmo? Pois então, você terá a chance de praticar isso quando for aprender a tocar violino. Uma das principais técnicas de aprendizado é ouvir as músicas com muita atenção e por diversas vezes antes de aprendê-las.

Esse processo serve para incluir as notas musicais no seu cérebro para facilitar a reprodução das músicas depois. Além disso, é interessante que você toque o instrumento e grave esses momentos. Você pode gravar o vídeo com o som ou apenas o som do instrumento. Isso serve para você avaliar com mais precisão como está a evolução do seu aprendizado.

3. Utilize os materiais corretos
Quando você começa a tocar violino, precisa comprar alguns materiais importantes para isso. O primeiro, obviamente é o violino, que deve ter um tamanho adequado ao seu corpo. Depois, você precisa comprar o arco, que pode ser de fibra de vidro ou de madeira. O de fibra de vidro é ideal para quem está começando e o de madeira é utilizado quando você já tiver mais prática.

Além disso, você também vai precisar de resina e um case adequado para guardar o seu instrumento. Se for possível, é interessante que você tenha alguma pasta ou suporte para colocar suas partituras. Assim, na hora de tocar você terá bem mais facilidade.

Com essas 3 dicas importantes, certamente você vai começar a tocar violino com o pé direito. Boa sorte no seu aprendizado!

Tocar um instrumento


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!