Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Características da voz do tenor

tenor-voz-aguda-masculina-masculino-agudo

Quando se fala de canto, é necessário compreender a existência de algumas classificações vocais, nas quais é possível encaixar diferentes perfis. Cada tipo de voz é única, podendo alcançar determinada faixa de notas.

A classificação permite indicar em qual tom a música pode ser executada para se adequar ao tom de voz do intérprete.

Também conhecida como extensão vocal, a classificação vocal é uma maneira de categorizar alguns tipos de vozes, possibilitando identificar as notas que podem ser emitidas por um cantor, envolvendo das mais graves às mais agudas.

Nesse sentido, existem seis diferentes classificações, específicas para cada gênero. Dentre as masculinas, estão: tenor, barítono e baixo, que se diferenciam em razão da extensão vocal.

A voz do tenor, como visto, se enquadra na categoria de classificação masculina, apresentando uma linhagem melódica particular, a partir de suas qualidades vocais.

Conheça um pouco mais sobre esse tipo de voz.

O que é a voz tenor?

O tenor é o naipe masculino de alcance mais agudo, sendo identificado como o alcance mais agudo dos vocais masculinos. Ele é alcançado sem a necessidade do recurso do falsete, que consiste em enunciar, de forma artificial, sonoridades mais agudas ou mais graves do que as naturalmente produzidas.

A voz do tenor é apresentada como a categoria convencional das vozes que corresponde à faixa sonora mais aguda capaz de ser executada no canto lírico por um homem, se distinguindo dos outros naipes masculinos, como o barítono e o baixo, por possuir uma disposição das notas musicais que engloba a fronteira entre Dó2 e Dó4.

Origem

O termo tenor tem origem no vocábulo latino “tenere”, que significa sustentar. No período da Idade Média, a música era sustentada, sobretudo, pelo naipe do tenor, considerado o intérprete mais importante, a linha principal do canto lírico.

Isso se devia à necessidade de um cantor que sustentasse os timbres, ao mesmo tempo em que as outras vozes tinham a função de adornar a expressão vocal.

Também é por conta desse contexto que nos repertórios de óperas clássicas e românticas, os tenores são os encarregados de assumir os papéis de protagonismo masculino, cabendo às outras vozes mais graves (barítono ou baixo) assumirem os personagens coadjuvantes.

Características

A capacidade vocal do tenor é caracterizada por sua completa distinção, por sua tessitura bem compensada no registro agudo, nos limites de C3 para C5.

É importante mencionar que as vozes de tenor são subdivididas em algumas categorias. O tenor ligeiro, por exemplo, conhecido como 1º tenor, é a voz masculina natural mais aguda, apresentando facilidade para volaturas.

A voz do tenor lírico-ligeiro, por sua vez, se caracteriza por ser um pouco mais expressiva e encorpada do que a do tenor ligeiro, embora também apresente facilidade para agudos e volaturas.

O tenor lírico, chamado de 2º tenor, apresenta um timbre mais cheio, com a voz mais rica em harmônicos do que as anteriores.

Já o tenor dramático se assemelha ao soprano dramático, apresentando as mesmas características, sendo o tenor mais grave e raro de se encontrar.

Em uma análise mais aprofundada, é possível identificar ainda duas vozes do gênero masculino mais agudas que a do tenor: a do contratenor, que atinge a intensidade vocal do naipe feminino da mezza-soprano; e a do sopranista, que alcança notas próximas às situadas no perímetro do soprano.

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!