Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Vozes raras

vozes-raras

Você sabe quais os tipos de vozes mais raras que existem?

Para os leigos, o que se dividem em vozes finas e graves na música representam uma gama de vozes que podem ser cantadas. Dentre elas, temos aquelas vozes mais raras que existem e despertam a atenção dos amantes da música.

Você pode estar com muita curiosidade para saber as vozes mais raras, porém, é preciso que entenda um pouco sobre as divisões de vozes antes. Assim, vai entender os motivos de serem raras e quem sabe ver se a sua também é. Acompanhe!

As divisões de voz

Há seis tipos de voz. São elas:

• Baixo: graves masculinas;
• Barítono: médias masculinas;
• Tenor: agudas masculinas;
• Contralto: graves femininas;
• Mezzo soprano: médias femininas;
• Soprano: agudas femininas.

A divisão é basicamente em aguda, média a grave, porém, considerando as diferenças entre homens e mulheres. Sendo assim, cada pessoa pode teoricamente pertencer a um dos três tipos de voz na hora de cantar.

Elas consideram a extensão vocal e o timbre de voz, por isso existe a necessidade de criar classificações para homens e mulheres, devido às diferenças que possuem. O que não impede de treinar diferentes extensões de acordo com estudo e treino da musculatura.

Quais as vozes mais raras do mundo

Apesar de haver distinções dentro dessas categorias de vozes e espécies de subdivisões, é unânime que o contralto é a mais rara entre as mulheres. Podemos ver mulheres contralto ouvindo cantoras como Adele e Ana Carolina.

Já pensando sobre as vozes masculinas, o baixo é a mais rara, sendo a versão mais aguda das vozes masculinas. Temos como exemplo Tim Maia e fora do país Johnny Cash.

Pensando a partir das divisões de vozes e das características de fala de homens e mulheres, entendemos que as raras são aquelas que representam um contraste com a maioria. Por exemplo, um homem com capacidade vocal aguda é mais raro, pois a maioria dos homens possui o tom de voz mais grave.

Como descobrir sua voz

Um professor vai ter o ouvido bastante treinado para te ouvir e dizer qual é o seu tipo de voz. Para isso você pode fazer aulas com um instrumento, onde será avaliado pela sua extensão vocal, além de tessitura.

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?

Apenas após adultos e com um trabalho profissional podemos ter certeza disso. Além do mais, há muitas pessoas que apresentam características únicas e uma voz mais difícil de classificar.

Por outro lado, nada impede de trabalhar com o canto, pois o tipo de voz conta mais em casos como óperas, por exemplo. No mais existe maior flexibilidade e possibilidades para os cantores.

Agora fica mais simples entender o que são e quais são as vozes mais raras que existem. Então, se você é estudante de música fique tranquilo, que com o tempo seus ouvidos ficarão mais aperfeiçoados para entender os tipos de voz.

Como é feita a classificação de vozes no coral?

E se é um amante da música, agora entende ainda mais sobre o assunto e pode compartilhar esse conhecimento com quem ainda não sabe.

Por fim, se quiser fazer parte do nosso projeto, entre em nosso site e se torne um parceiro!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!