Anos atrás muitas pesquisas surgiram mostrando que ouvir Mozart ajudaria no desenvolvimento dos bebês. Mais tarde, constatou-se que toda música é capaz de trazer benefícios. Inclusive, a nossa impressão é a de que as crianças aprendem música mais rápido.
Será que isso é verdade? A resposta é que o processo não necessariamente é mais rápido, porém, acontece com maior facilidade. Isso porque o cérebro está em intenso aprendizado na fase de desenvolvimento, os pequenos são como folhas em branco sobre a interação com o mundo.
Com isso, aos olhos dos adultos pode ser mais rápido sim, pois precisamos de mais tempo para assimilar o que as crianças aprendem logo.
As crianças aprendem música mais rápido?
O processo de aprendizagem dos pequenos é mais rápido porque é mais fácil, como dissemos antes. O mesmo raciocínio temos quando o assunto é aprender uma segunda língua. Visto que as crianças estão aprendendo a sua língua nativa, é mais fácil assimilar a segunda, obtendo fluência nas duas no futuro.
Então, a música é assimilada com muito mais facilidade e rapidez do que um adulto, porque o cérebro é mais apto a criar novas conexões. Além disso, no futuro a criança pode obter mais habilidades emocionais e racionais quando tem contato com aulas de música desde cedo.
Os benefícios da música para os pequenos
Muitos são os benefícios de aprender música no desenvolvimento infantil, a começar pelas habilidades sociais, que são aprimoradas. A comunicação é um exemplo delas, bem como mais destreza no desenvolvimento motor, tanto habilidades finas quanto grossas.
Também adquirem maior disciplina, por conta da rotina com professores e em torno da didática das aulas. E o campo psicológico recebe seus benefícios, porque autoestima, autoconfiança e a autoexpressão são outras qualidades aprendidas com as aulas.
A hora de iniciar esse contato
Para que as crianças experimentem todos os benefícios e você veja na prática como isso é rápido em comparação aos adultos, elas devem iniciar as aulas. E a idade para começar é outra dúvida que permeia o pensamento dos pais. Primeiramente, saiba que bebês já podem fazer aulas de musicalização.
Desde que consigam manusear objetos, podem dar os primeiros passos para entrar em contato com elementos da música. Claro que na proporção do que conseguem absorver nessa idade. Por outro lado, para aulas de canto e instrumentos, a idade recomendada é de 7 anos em diante.
Sendo assim, é possível aproveitar essa fase em que o desenvolvimento acontece a todo vapor para que os pequenos aprendam música. Saiba que é um aprendizado muito rico, o qual traz diversas consequências ótimas para a vida adulta, ainda que o seu filho não tenha seguido nesse campo no aspecto profissional.
Se você iniciou aulas de um instrumento musical percebeu que não é tarefa fácil, mas motiva a ter disciplina. Daí a alternativa de proporcionar isso aos pequenos, aproveitando a facilidade com a qual eles conseguem aprender.
Seja com pequenos elementos para os bebês, que entram em contato com o mundo dos sons. Ou ainda, para quem já pode começar a tocar instrumentos ou cantar.
Entre em nosso site para saber mais sobre os nossos projetos e participe!