De todas as manifestações artísticas que existem a dança é sem dúvida a mais praticada. Mesmo sem a pessoa perceber, se movimentar acompanhando o som é uma das expressões mais eficazes de como aquela situação traz benefícios emocionalmente e fisicamente. Uma atividade democrática que pode ser praticada por quem desejar.
Os benefícios da dança
Investir em dança é uma forma de melhorar diversos pontos em sua vida. E isso que faz com que a dança e a inclusão social sejam a combinação perfeita. Para começar, a dança tem grande papel no desenvolvimento do autoconhecimento. Isso é essencial para tudo na vida e deve ser uma das maiores preocupações das pessoas. Há ainda as habilidades físicas decorrentes disso, como uma maior consciência corporal, musculatura fortalecida e ainda favorece a postura.
Investir em dança também proporciona mais agilidade de se locomover. Para portadores de necessidades especiais, isso é um grande ponto para sua qualidade de vida. Através disso, essas pessoas aumentam o equilíbrio do tronco e também a resistência corporal. Isso tudo reflete ainda no coração de diversas maneiras.
Na parte física, aumenta a circulação sanguínea assim como a capacidade respiratória. Na parte emocional, contribui para melhorar a autoestima e por se tratar de uma atividade que a pessoa gosta, a mesma se sente bem e feliz. Outra vantagem em unir dança e inclusão social está nos aprendizados. A percepção musical é estimulada e esse ensinamento pode refletir nas atividades cotidianas além da dança.
Isso sem falar na saúde física e mental, que se tornam muito melhores com a dança. E ainda se torna a possibilidade de ter um futuro melhor. Pessoas em situações sociais vulneráveis ou econômicas olham a dança uma chance de ter uma carreira artística de sucesso, tendo assim a liberdade financeira.
Trata-se também de um grande integrador, pois através dessa atividade há a conexão de diversas pessoas com uma mesma paixão. Durante a dança é possível promover a cidadania e ainda reafirma a liberdade de expressão. A atividade permite ainda que haja uma quebra em preconceitos e paradigmas que muitas pessoas têm, contribuindo para um melhor desenvolvimento humano.
Alta capacidade de ser bem aceita
Outra vantagem da dança é a sua alta capacidade de implementação. É possível oferecer aulas gratuitas de dança, com profissionais qualificados e ainda numa estrutura apropriada, dependendo da modalidade. Algumas exigem certas adaptações, como o balé. Basta que o local atenda essas especificações para proporcionar mais desempenho nas aulas.
Tem o trabalho em equipe, uma vez que muitas apresentações são em conjunto. Essa relação com pessoas é ótima para estimular um bom convívio, aumentando o relacionamento interpessoal. Tudo isso reflete não só em um ponto da vida, mas em várias áreas e etapas. Podemos ter, inclusive, aprendizados que ainda estão presentes durante toda a vida.
Que a dança traz diversos benefícios isso ninguém duvida. Sendo praticada com constância é possível aumentar ainda mais esses benefícios. Trata-se de uma melhoria contínua, sempre associada à paixão pela dança. Envolve amor, disciplina e criatividade. Uma maneira incrível de se expressar para o mundo. Seja qual for a sua atividade, comece hoje a trilhar os primeiros passos.