Você já deve ter reparado que o mundo é bastante eclético no que diz respeito à música. Não é para menos, já que existem tantos ritmos musicais diferentes em cada continente que é natural que as pessoas tenham gostos também variados.
Apesar disso, não podemos ignorar que sempre tem um ritmo que desperta mais o interesse e a paixão dos amantes da música. Aliás, você já parou para pensar em quais são os estilos musicais que as pessoas mais apreciam aqui e em outros países?
Se você ficou curioso para saber o que a população mundial anda escutando, confira a seguir os estilos musicais mais ouvidos ao redor do mundo.
Jazz
Nascido em New Orleans (EUA), o jazz representa a criatividade e a cultura popular das comunidades negras que viviam no local no fim do século XIX. O ritmo é uma mistura de tradições religiosas e incorpora aspectos musicais como improvisação, polirritmia, forma sincopada e blue notes.
Dois grandes jazzistas são Miles Davis e John Coltrane.
Samba
Ritmo tradicionalmente brasileiro, o samba engloba música e dança e é um dos estilos mais apreciados em todo o mundo. Tem origem na cultura dos negros trazidos ao país, os quais ainda viviam sob a influência dos batuques africanos e das danças de roda.
Possui diversas vertentes, como bossa nova, pagode, partido-alto, samba-canção e samba de terreiro, e ídolos como Cartola, Noel Rosa e Paulinho da Viola.
Blues
O ritmo surgiu na mesma época em que o jazz, também originado de culturas afro-americanas que viviam nos Estados Unidos. Além de incorporar canções de trabalho, baladas e cantos de campo, o blues é caracterizado principalmente pela conhecida escala de blues, um padrão de chamada e de resposta de notas.
Em tradução, blues significa “melancolia”. B. B. King e Robert Johnson figuram entre os músicos mais expressivos do estilo.
Reggae
Apesar de ter nascido na Jamaica nos anos 1960, o estilo musical se tornou muito popular no estado do Maranhão. Originado de outros ritmos, como ska e rocksteady, o reggae possui um estilo rítmico normalmente lento, proporcionando um som leve e calmo para quem o ouve.
O artista mais conhecido e cultuado, sem dúvida, é Bob Marley.
Bossa Nova
Ouvir bossa nova é um pouco como apreciar samba e jazz no mesmo estilo. Surgido no final da década de 1950 no Rio de Janeiro, o ritmo é uma vertente do tradicional samba, caracterizado principalmente pelos acordes mais sofisticados e pela quase ausência de instrumentos.
João Gilberto é o nome mais expressivo da bossa nova.
Rock
Ninguém duvida que o rock esteja presente na maioria dos países, sendo que em cada um deles o ritmo se expressa de maneira particular. Possui uma série de vertentes, as quais foram se desenvolvendo desde que o estilo surgiu na década de 1950, influenciado pelo blues, rhythm and blues, jazz, folk, música country e até música clássica.
Raul Seixas no Brasil e Beatles na Inglaterra são nomes bastante representativos do ritmo.
Hip hop
Iniciado na década de 1970, em Nova York, o hip hop nada mais é do que o encontro de comunidades latinas, jamaicanas e afro-americanas que viviam na cidade. Mais do que um estilo musical, é uma forma de expressão que envolve arte, dança, moda e gírias.
No Brasil, o grupo Racionais MCs é o principal representante de um dos pilares fundamentais do hip hop: o rap.