Além de atingir seus clientes e obter lucro, as empresas devem cada vez mais se preocupar com o futuro e o impacto que elas têm na sociedade como um todo. Esse tipo de pensamento já vem ocorrendo para várias empresas, e é algo que se torna essencial a cada dia que passa que, além de se preocupar com o meio ambiente e a sociedade, também melhoram as relações com os clientes. Entenda um pouco mais sobre a importância da responsabilidade social e como integrar esse tipo de estratégia na sua empresa!
O que é a Responsabilidade Social?
O conceito de responsabilidade social engloba ações, posturas e comportamentos que uma empresa adota, de forma voluntária, em benefício do público interno e externo, que pode ser caracterizado como funcionários e acionistas na primeira opção e clientes, parceiros e comunidade na segunda. Seu objetivo é puramente contribuir para uma sociedade melhor para todos, sem nenhum tipo de ganhos materiais em troca.
Como você pode colocar ela em prática?
Para que você comece a colocar essa prática em ação, não é preciso muito investimento. Atitudes simples já fazem a diferença. Por exemplo, troque as sacolas plásticas por sacolas de papel ou por opções que possuam material biodegradável. Diminua a quantidade de lixo produzido ou de gastos com embalagem excessiva.
Além disso, montar uma visão que pode se espalhar como cultura organizacional com foco na preservação do meio ambiente, no bem-estar da sua equipe, de clientes e todos os envolvidos e combate à desigualdade são ações que trazem benefícios para sua empresa, tanto passando uma imagem positiva para os clientes, quanto deixando os funcionários e parceiros mais motivados e satisfeitos com o trabalho que fazem como um todo.
Relacionamentos baseados em ética e transparência são fundamentais não somente quando falamos de responsabilidade social, mas para qualquer empresa. Mostre que não tem nada a esconder, e mantenha um canal de diálogo aberto com seus clientes para entender melhor suas necessidades e poder resolver problemas e dúvidas com maior rapidez e eficiência.
Ofereça também a opção para os colaboradores fazerem sugestões, sem medo de serem punidos ou repreendidos por isso, para que a empresa possa entender como seus funcionários pensam e perceber como eles se sentem! O bem-estar profissional de sua equipe é um grande elemento de responsabilidade social e que pode até mesmo trazer lucros para sua empresa, uma vez que funcionários valorizados e que trabalham em um ambiente adequado produzem mais e se dedicam melhor às suas atividades.
Esses tipos de ações são totalmente benéficos tanto para a sociedade, quanto para o meio ambiente. Algumas empresas chegam a investir em ações publicitárias e parcerias com ONGs para contribuir com causas que elas acreditam ser compatíveis com o pensamento da empresa. Mas mesmo com ações simples é possível contribuir e ajudar na luta por um mundo melhor, com todos fazendo a sua parte.
Se você gostou desse tipo de informação e quer saber mais sobre ações sustentáveis e como você pode contribuir para um amanhã melhor, confira nosso site!