As crianças têm um desenvolvimento individual, cada uma aprende a seu tempo, porém, há marcadores específicos para saber se está de acordo com a própria idade ou não. Algumas podem apresentar um crescimento no nível social mais avançado ou mais atrasado do que é considerado comum. Nesses casos, é importante respeitar as particularidades, sem ignorar as diferenças significativas.
Selecionamos várias informações sobre o assunto para que você entenda melhor, veja!
O desenvolvimento social na primeira infância
A primeira infância é o período que vai de 0 aos 6 anos aproximadamente e é marcada pelo aprendizado, afinal, esses pequenos passam a descobrir pouco a pouco o mundo que os cerca. Primeiro, aprendem sobre si mesmos e a interagir com os familiares. Em poucos meses o bebê consegue controlar o próprio corpo, interagir com a família e logo a habilidade de comunicação verbal.
E, quando vão para a escola, têm a oportunidade de conviver em outra esfera social. Nesse contexto, uma nova gama de oportunidades de entender mais sobre as outras pessoas e aplicar aquilo que a família já transmitiu. Por essas e outras razões, todas as fases são importantes e a cada conquista a criança tem mais segurança para crescer mais.
O passo a passo do desenvolvimento
A cada aprendizado, os responsáveis precisam reforçar os marcadores para que os pequenos se transformem de crianças a futuramente independentes. É muito importante respeitar isso e deixar que façam pequenas tarefas como comer sozinhos, ainda que de início seja trabalhoso ensinar, pois isso faz parte de um processo natural de crescimento.
Esses são os exemplos de marcadores significativos para cada fase da criança, veja:
- 1 mês – observa um rosto*;
- 2 meses – sorri em resposta
- 4 meses – sorri espontaneamente
- 6 meses – observa a própria mão, tenta alcançar um brinquedo
- 11 meses – come sozinho
- 13 meses – bate palmas
- 14 meses – mostra o que quer, mas não com choro
- 16 meses – dá tchau, joga bola com outra pessoa
- 17 meses – imita a ação de uma pessoa, bebe em uma xícara ou copo
- 20 meses – ajuda em casa (tarefas simples)
- 2 anos – usa colher, garfo, tira a roupa, alimenta a boneca, veste-se com supervisão
- 3 anos – escova os dentes com ajuda, lava e seca as mãos, fala o nome dos amigos
- 4 anos – veste-se sozinha, joga jogos de mesa
- 6 anos – escova os dentes sozinha, prepara refeições simples, bebe leite com achocolatado
Viu como o desenvolvimento social é um verdadeiro passo a passo? Isso acontece porque cada detalhe contribui para o crescimento e formação dos seres humanos. Vivemos e aprendemos sempre em conjunto. A cada tarefa ou gesto que a criança aprende, ela fica mais próxima de alcançar a própria autonomia. Desde o nascimento até a idade adulta, as experiências são o que nos fazem aprender sobre nós mesmos e os que nos cercam.
*itens retirados da página 26 da apostila Módulo 1, Aprendizagem e Neurodiversidade – como o aluno aprende?, do Instituto ABCD.