Saiba o que é “coceira cognitiva”

A expressão “coceira cognitiva” é curiosa e seu significado mais ainda. É a forma de caracterizar aquele momento no qual não conseguimos esquecer uma música. Aquele refrão que gruda na mente e não sai mais. Como consequência, ficamos cantarolando o dia todo a canção, ainda que não seja do gosto pessoal.

Existe uma explicação para esse fenômeno curioso. Isso porque é um tanto quanto incômodo ter que repetir várias vezes um som que não gostamos. Você certamente já passou por isso, a facilidade de decorar a música de um comercial e a dificuldade em memorizar outros tipos de informação.

Como acontece a coceira cognitiva

O processo que esse tipo de música causa no organismo é parecido com a histamina. Trata-se de uma substância que manda uma mensagem química para o cérebro em caso de inflamação, alergia e outros quadros. É como se essa música enviasse a ideia de que há uma coceira no cérebro.

Com isso, a sensação apenas se vai quando cantarolamos a música por vezes seguidas. Na prática é como se alguém desse play no botão repetir e deixasse no automático. Aqui costumamos chamar esse tipo de música de “chiclete”, na Alemanha, porém, são curiosamente chamadas de “vermes de ouvido”.

O segredo das músicas chiclete

Esse tipo de melodia segue um padrão, o qual é muito usado em canções de comerciais e músicas pops, por exemplo. Uma das características é o refrão bastante repetitivo. A simplicidade na construção da melodia e na própria letra também são requisitos.

Quando há esse tipo de construção, nem precisamos ouvir muitas vezes para que a letra fique grudada na mente. Frases curtas, palavras de simples assimilação, é assim que surge a famosa coceira cognitiva. Daí a presença tão forte de canções em comerciais, ainda que sejam super curtas, porque você passará o dia se lembrando da marca e do produto com maior facilidade.

Como se livrar da coceira cognitiva?

A má notícia é que se livrar da coceira cognitiva é uma tarefa bem difícil. Normalmente buscamos na mente outra música para substituir a chiclete que repetimos incansavelmente. Porém, nessa procura podemos lembrar de algumas com traços parecidos e cair em na mesma situação de novo.

Você pode tentar ouvir uma música por completo, se concentrando nela e montar uma playlist, a fim de deixar de lado a outra. Claro que não é uma garantia, mas vale a pena tentar caso esteja passando por muito incômodo.

Saber o que é coceira cognitiva te ajuda a fugir um pouco das canções que se parecem com esse padrão, bem com montar a sua lista de músicas para quando isso acontecer. As melodias têm o poder de causar efeitos em nosso cérebro e esse é um exemplo disso.

Então, procure desfrutar da música de maneira positiva, optando por aquelas que trazem relaxamento e bem-estar. Lembre-se que as músicas chiclete, ou vermes de ouvido, são feitas para serem lembradas. Se não gosta, é importante passar bem longe delas.

Acesse nosso site para conhecer o nosso trabalho e se tornar um participante dele!