A arte é uma coisa realmente fascinante. A união de elementos artísticos distintos é sempre um assunto delicado. Por exemplo, alguns entusiastas da literatura costumam ponderar acerca de filmes inspirados por livros clássicos.
Algo semelhante ocorre na música. Existem canções brasileiras que foram totalmente ou parcialmente musicadas de poesias, mas nem todos sabem disso.
A junção de dois elementos díspares, no caso a música e a poesia, pode ser polêmica para alguns, assim como pode ser um deleite para outros.
O fato é que algumas canções emblemáticas de artistas como Milton Nascimento, por exemplo, são poemas musicados.
Conheça 5 belas poesias que viraram músicas:
Monte Castelo (Legião Urbana)
A música Monte Castelo faz parte do álbum As Quatro Estações, da banda Legião Urbana, lançado em 1989.
A canção em questão traz citações do poeta português Luís Vaz de Camões, extraídas do soneto 11. A canção ainda traz citações da Bíblia, do capítulo 13 de Coríntios.
Trata-se de uma canção emblemática do grupo musical Legião Urbana, uma música que conseguiu unir o melhor dos dois distintos universos.
A poesia de Camões referente ao Soneto 11 é considerada uma das mais belas obras da literatura.
Canção Amiga (Milton Nascimento)
Canção Amiga é um poema de Carlos Drummond de Andrade, musicado por Milton Nascimento, que manteve o mesmo nome.
Milton Nascimento gravou a referida canção para o álbum Clube da Esquina II, no ano de 1978, popularizando um belo poema de Drummond, que fala aos adultos, mas serve como uma canção de ninar para as crianças.
Rosa de Hiroshima (Secos e Molhados)
A famosa canção, imortalizada na voz do grupo Secos e Molhadas, musicou os versos do poeta Vinícius de Moraes.
A poesia de Vinícius de Moraes foi composta como um protesto ao trágico acontecimento da Segunda Guerra Mundial, em que as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki explodiram no Japão.
Uma poesia forte e marcante transformou-se em uma canção de grande sensibilidade, um marco da música brasileira.
Luzes (Arnaldo Antunes)
O escritor Paulo Leminski foi um poeta brasileiro que influenciou vários artistas tupiniquins. O poeta paranaense morreu em 1989, mas sua obra continua sendo referenciada até o cenário contemporâneo.
Uma de suas poesias mais marcantes chama-se Luzes, que foi musicada mais de uma vez. Em 1994, a cantora Susana Sales lançou a canção. Arnaldo Antunes, em 2001, também gravou a música com os versos de Paulo Leminski.
José (Paulo Diniz)
Outra canção inspirada em uma poesia clássica de Carlos Drummond de Andrade, José foi lançada em 1942.
A poesia traz um forte contexto sócio-histórico de sua época. Em 1942, a Segunda Guerra Mundial estava no seu auge, o governo de Getúlio Vargas estava na ativa, entre outros elementos.
O cantor pernambucano José Diniz imortalizou a versão musicada da poesia de Drummond no início da década de 1970. O trecho “E agora, José?” é um dos mais famosos da música popular brasileira clássica.
Conheça nossa instituição
Visite nossa página e confira nossas outras postagens, além de conhecer melhor o trabalho que nossa Instituição desenvolve. Entre em contato com a nossa equipe por meio de nossas redes sociais.